Se duas frações possuem denominadores iguais, some ou subtraia os numeradores e mantenha o denominador no resultado. Observe no exemplo acima que 6 é o mínimo múltiplo comum entre 3 e 2. Além disso, (6:3)·2 = 4 e (6:2)·1 = 3, que são os denominadores sendo subtraídos no segundo passo.
Como a situação problema informou que o valor recebido no 13º salário é a mesma fração do tempo trabalhado, podemos escrever que ele irá receber do salário normal....Exemplo 2:
Problemas com fração
Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro. Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total.
Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.
Uma fração é representada, de forma escrita, por dois números inteiros, sendo um o numerador e o outro o denominador. onde a é o numerador, o número que fica acima, e b, o denominador, o número que fica embaixo.
Para a operação com fração em que já existe um denominador comum, basta subtrair os numeradores e manter os denominadores do número fracionário. Exemplo: Subtração de frações.
Dividir duas frações é o mesmo que multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda fração. O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores.
Quando as quatro operações estão presentes na expressão numérica, iniciamos a resolução pela divisão ou multiplicação e, depois, partimos para a adição ou subtração. Se a expressão numérica apresentar potenciação ou raiz, elas devem ser resolvidas primeiro. ...
Para calcular o valor de expressões numéricas basta seguir quatro simples passos: efectuar os cálculos dentro de parênteses, fazer os cálculos de potências, conseguir os cálculos de multiplicações e divisões, pela ordem em que aparecem e finalmente, encontrar os cálculos de adições e subtrações pela ordem em que ...
Para resolver as expressões numéricas utilizamos alguns procedimentos: Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.
Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E depois de resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.
A ordem das operações é uma regra que indica a sequência correta de etapas para o cálculo de uma expressão matemática. Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).