O movimento representou um desafio à monarquia e à teoria do direito divino. Esta dizia que o poder do rei era transmitido por Deus e assim ele tinha a legitimidade para governar seus súditos. De fato, a Revolução Puritana era uma insurreição religiosa, política, social e econômica.
A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional. ... As consequências da Revolução Gloriosa foram a redução dos poderes do rei e o predomínio da burguesia sobre o Parlamento.
Causas: Conflitos políticos entre protestantes e católicos durante o reinado de Jaime II 1985 a 1688. Consequências: Derrubada do absolutismo inglês, que foi substituido pela monarquia parlamentar constitucional.
A Revolução Gloriosa ocorreu em 1688 e foi uma das etapas da Revolução Inglesa, além de ter sido responsável pela queda do absolutismo na Inglaterra. ... A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que consolidou o domínio da burguesia na Inglaterra.
Uma das características importantes da dinastia foi a conturbada relação entre Henrique VIII com a Igreja Católica. ... Com isso, Henrique VIII rompe com o Catolicismo e inicia uma nova religião: o Anglicanismo, onde o rei inglês tinha o poder sobre a religião.
1688 – 1689
Resposta. Ficou conhecida como Revolução Gloriosa porque não houve confrontos, quando Orange vai pra Inglaterra, ela vai com o acordo de assinar o Bill of Rights, assim a Inglaterra se torna a primeira a ter uma política Absolutista Parlamentar.
O “Ato de Tolerância” (Toleration Act), que estabelecia liberdade religiosa a todos os cristãos, exceto aos católicos, também foi aceito pelo rei.
A Declaração de Direitos consistia em queixas em relação ao governo do rei Jaime II e, por conseguinte, a promulgação de certas leis que não poderiam ser alteradas, e que deveriam ser a base de Direitos do cidadão inglês, além de também constituir as novas obrigações e poderes do rei.
O documento Bill of Rights, na tradução: Declaração de Direitos, foi elaborado no ano de 1689 pelo parlamento inglês. Como uma de suas principais características estava a finalidade de propor limitações às ações da monarquia perante o parlamento, como por exemplo as relacionados à cobrança de impostos.
A monarquia constitucional parlamentarista da Inglaterra ficou ratificada por meio do Bill of Rights (Declaração dos Direitos), documento que Guilherme de Orange e Maria Stuart tiveram que assinar antes de serem coroados rei e rainha da Inglaterra.
Ocorrida entre 1688 e 1689, a Revolução Gloriosa tratou-se de uma manobra do Parlamento inglês para depor o monarca James II (1633-1701), da Casa Stuart, e elevar em seu lugar sua primogênita, a princesa Maria (1662-1694), juntamente com o sobrinho - e genro - dele, William III de Orange (1650-1702), da Casa de Orange- ...
Ainda havia tensão entre o Parlamento e a Dinastia de Stuart por causa de disputas religiosas, sendo a Dinastia de Stuart favorável a uma retomada católica na Inglaterra - a Igreja Católica havia sido expulsa do país no Século XVI -, o que era contra os interesses dos Protestantes, maioria naquele país.
A revolução gloriosa Com sua morte, o novo monarca inglês passa a ser seu genro, Jaime II. O parlamento inglês demonstrava claro desconforto com o fato de mais um monarca católico chegar ao poder e também pelo fato de que Jaime II era da dinastia stuart que governava a Inglaterra desde antes do reinado de Carlos I.
Resposta. Corresponde a restauração da monarquia com a volta da dinastia dos Stuart, já que a Inglaterra após a morte de Cromwell virou um caos político (praticamente sem governo). ... Com a morte de Carlos II (1685), assumiu seu irmão Jaime II, também tentou restaurar o absolutismo e o catolicismo.
Objetivo. O objetivo foi reorganizar as fronteiras europeias afim de resgatar os limites territoriais e geográficos anteriores à Revolução Francesa, sistematicamente alteradas pelas conquistas de Napoleão, e restaurar a ordem absolutista do Antigo Regime.