A safranina cora as estruturas que foram descoradas. As bactérias que têm a parede celular composta por mureína (peptídeoglicano - peptídeo de ácido n-acetil murâmico), durante o processo de descoloração com álcool etílico, retêm o corante.
Para além do seu uso como corante para têxteis, a fucsina é utilizada para fins biológicos como reagente para coloração de bactérias e por vezes como desinfectante. A fucsina é um dos componentes do teste de Schiff e é correntemente utilizada no processo de determinação da coloração de Gram em bactérias.
Método. O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.
Procedimento
A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.
Na técnica de Ziehl-Neelsen, após o processo de coloração da amostra, a fucsina de Ziehl irá corar todos os elementos celulares de vermelho, porém após a descoloração com o álcool, somente os bacilos álcool-ácidos-resistente irão continuar preservando a cor vermelha, os demais elementos celulares na amostra serão ...
5- Qual a importância do Lugol (Iodo) na coloração de Gram? O iodo do lugol penetra nos dois tipos de célula e acaba formando um precipitado com o cristal violeta (retirando-o da proteína ou combinando-se com ele in situ).
Quando submetidas às técnicas de coloração de Gram, as bactérias Gram-negativas apresentam uma coloração voltada para o vermelho porque o corante inicial não fixa na parede da bactéria após a descoração por causa da sua característica mais delgada, enquanto as bactérias Gram-positivas absorvem o corante e apresentam ...
Os bastonetes Gram positivos irregulares (BGPIs) compõem um grupo de espécies bacterianas com ampla diversidade fenotípica e que podem estar presente no meio ambiente, na microbiota humana e de animais. A identificação acurada de BGPIs em nível de gênero e espécie empregando métodos bioquímicos conv...
As fimbrias são estruturas protéicas responsável pela adesão.
- Fixar o esfregaço A fixação pelo calor permite preservar a forma do microrganismo, mas alguns componentes celulares podem ser danificados. Na fixação química (ex. etanol, formaldeído, glutaraldeído, etc.), geralmente, não há destruição da estrutura das células que ficam fixadas à lâmina.