Quais So As Consequncias Do Excesso De Plaquetas No Sangue?

Quais so as consequncias do excesso de plaquetas no sangue

Ter plaquetas altas pode acontecer devido à prática intensa de atividade física, estresse ou ser consequência do trabalho de parto. No entanto, o aumento da quantidade de plaquetas também pode ser indicativo de algumas doenças, como anemia hemolítica, anemia ferropriva, síndrome mieloproliferativa ou leucemia, por exemplo.

Diagnóstico

O grande problema da baixa contagem de plaquetas é o risco de sangramento e problemas na circulação sanguínea por causa da falta de células sanguíneas.

Geralmente, a sintomatologia que você apresenta está relacionada com a doença que causa o elevado número de plaquetas no sangue, na vez da trombocitose. No entanto, os sintomas mais frequentes que você pode encontrar se você tem plaquetas altas são:

A informação presente neste artigo não pretende, de qualquer forma, substituir as orientações de um profissional de saúde ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento.

Tratamento para plaquetas altas

Tratamento para plaquetas altas

Além disso, caso a concentração de plaquetas seja muito elevada ao ponto de colocar a vida do paciente em risco devido à grande chance de formação de coágulo, pode ser recomendada a realização da trombocitoaférese terapêutica, que é um procedimento pelo qual se extrai, com o auxílio de um equipamento, o excesso de plaquetas, sendo, por tanto, capaz de equilibrar os valores de plaquetas circulante.

Logicamente, o tratamento vai depender do tipo de alteração nas plaquetas e também na origem do problema. Geralmente, é preciso realizar mais exames para descobrir a causa.

Quando as plaquetas estão altas, isso significa que você tem um risco maior de ter coágulos sanguíneos – que elevam o risco de complicações como a trombose, por exemplo.

Você tem uma doença renal ou hepática

Depois de fazer um hemograma completo e alguns exames complementares, o médico pode fechar o diagnóstico. No caso das plaquetas altas (trombocitose), as possíveis causas incluem:

De acordo com uma publicação da revista científica Haematologica de 2014, o valor de referência considerado normal é de 150.000 a 400.000 plaquetas por microlitro de sangue (plaquetas / mcL).

Vídeo

Vídeo

É possível, no entanto, que as plaquetas tenham valores mais elevados na população idosa, pessoas com colesterol alto ou que tenham tido tromboses. Existem outras situações que podem ter uma interferência na produção de plaquetas, como a diminuição destas no sangue ou quando o excesso de plaquetas se acumulam dentro do baço, condição designada por trombocitopenia.

Sendo assim, qualquer valor abaixo de 150.000 plaquetas / mcL caracteriza a trombocitopenia. Por outro lado, ter plaquetas altas acima de 400.000 plaquetas / mcL pode indicar trombocitose.

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Sintomas

Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

De acordo com a concentração de plaquetas no sangue, presença de sintomas e estado geral da pessoa, o clínico geral ou hematologista, pode recomendar o uso de ácido acetilsalicílico com o objetivo de diminuir o risco de trombose, ou hidroxiureia, que é um medicamento capaz de diminuir a produção de células sanguíneas pela medula óssea.

Sintomas principais da trombocitose

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

A esplenectomia é o nome com que se conhece a cirurgia de remoção do baço quando é necessário extraí-lo por se encontrar danificado ou doente. O baço é localizado na parte superior do abdômen e tem como principal função filtrar o sangue e combater todo o tipo de germes e infecções dentro do seu corpo.

(Trombocitemia)

Pessoas com plaquetas altas normalmente não apresentam nenhum sintoma, sendo que a condição geralmente é identificada através do exame de sangue. É considerado plaquetas altas quando são identificadas mais de 450.000 de 450.000/mm³ de sangue. Entenda melhor o que são plaquetas e para que servem.

Assim, quando há um sangramento, ocorre a ativação das plaquetas. São elas que permitem a formação de um coágulo sanguíneo – responsável por interromper possíveis hemorragias e a perda de grandes volumes de sangue.

As plaquetas, também chamadas de trombócitos, cumprem uma função extremamente importante no processo de coagulação do sangue. Por este motivo, quando o número de plaquetas existentes no seu organismo é baixo, o risco de sofrer hemorragias internas aumenta consideravelmente. No entanto, se você tiver níveis muito altos, eles contribuem para a formação de coágulos que podem ser perigosos.

O que é leucocitose e trombocitose?

Os exames complementares laboratoriais são importantes para o diagnósti- co. Em número expressivo de pacientes, o hemograma mostra excesso de glóbulos vermelhos (eritrocitose), hematócrito elevado, excesso de glóbulos brancos (leucocitose) e excesso de plaquetas (trombocitose) em número expressivo de pacientes.

O que é leucocitose no exame de sangue?

Algumas vezes a quantidade de leucócitos verificados em nosso sangue está fora dos padrões de referência, indicando, assim, que algo está errado com nosso organismo. Valores altos de leucócitos totais, superiores a 11.

O que é trombocitopenia leve?

Trombocitopenia é uma condição na qual há uma deficiência de plaquetas (trombócitos) no sangue, células fundamentais para a coagulação e consequente estancamento de um sangramento. Está relacionada a diversas causas. A falta de plaquetas pode levar a sangramentos leves ou graves que não param.

Quais são os sintomas de plaquetas baixas?

Principais sintomas

  • Manchas roxas ou avermelhadas na pele, como hematomas ou equimoses;
  • Sangramento nas gengivas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Urina com sangue;
  • Sangramento nas fezes;
  • Menstruação volumosa;
  • Feridas com sangramento de difícil controle.

O que é presença de plaquetopenia?

A plaquetopenia ou trombocitopenia é um nível excepcionalmente baixo de plaquetas no sangue. As plaquetas, também chamadas trombócitos são células sanguíneas que bloqueiam a hemorragia obstruindo os vasos sanguíneos danificados e que ajudam na coagulação do sangue.

O que é Trombocitopatia?

Os distúrbios da função plaquetária no organismo são chamados de trombocitopatias ou plaquetopatias. Esses nomes são designações genéricas dadas a qualquer alteração que interfira no funcionamento das plaquetas no sangue. O número de plaquetas circulante pode ou não estar alterado.

O que é trombocitopenia com presença de Macroplaquetas?

Essas plaquetas de tamanho maior normalmente são indicativas de alteração no processo de ativação e produção plaquetária, podendo acontecer como consequência de problemas cardíacos, diabetes ou condições hematológicas, como leucemia e síndromes mieloproliferativas.

Como cuidar de um cachorro com Babesi?

O tratamento tem sido feito principalmente com derivados de diamidinas e imidocarb. Cães de áreas onde ocorrem a Babesia canis ou que viajam para áreas endêmicas, podem ser tratados profilaticamente com imidocarb e doxiciclina.

O quê Hemoparasitose?

Os hemoparasitas são organismos que parasitam as células do sistema hematopoiético. Podem ser bactérias atípicas como as Rickettsias e Mycoplasmas ou ainda protozoários como as Babesias. Quando há suspeita de hemoparasitose, o clínico enfrenta alguns desafios que podem mascarar o diagnóstico final.