Dica pra ráfis, árvore-da-felicidade e chamedora O sinal é fácil de perceber: as folhas começam a secar da ponta para o centro, deixando a planta com uma aparência feia. Na língua das plantas, isso quase sempre significa desidratação, um problema que não se resolve só com regas.
Saiba como recuperar uma planta seca
6 formas de reanimar uma planta que está morrendo
A poeira ou até mesmo a contaminação do ar pode se acumular sobre elas e, assim, reduzir consideravelmente a quantidade de luz solar que elas recebem....Vamos ver algumas opções:
Para garantir que suas bromélias cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como:
Os brotos ou rebentos devem ser removidos da planta-mãe quando atingirem cerca de um terço do seu tamanho. Sua remoção deve ser feita com tesoura de poda, faca ou fomão. "Para as bromélias que possuem rizoma ou estolão, o corte deve-se dar cerca de 5 cm antes do broto.
Prepare a muda de hortênsia, removendo o excesso de folhas do caule. Coloque a muda em um vaso ou um pote completo com água. Espere as raízes aparecerem. Substitua a água do vaso frequentemente.
Em seu habitat natural, a orquídea consegue captar água de alguma fonte colocada perto ou diretamente em contato com o ar. Por gostarem muito da proximidade com árvores, caso tenha um jardim, a melhor opção é plantar as orquídeas no tronco das árvores.
A tendência da maioria das pessoas é colocar um vaso bem maior, tipo 15cm de diâmetro. O problema é que isso atrasa as flores, pois quanto maior o vaso, mais as raízes e o vegetal da orquídea tende a crescer, normalmente sem brotar novas flores. As orquídeas, de modo geral, gostam de apertos e não de grande espaços.
Os vasos de barro multifurados nas laterais e no fundo é o ideal para a maioria das orquídeas epífitas pois além de reter um pouco de água quando encharcado (poroso), seca super rápido e ao mesmo tempo possui ótima aeração (pelos furos). ...
Qual o melhor substrato para Phalaenopsis? Não sendo plantas terrestres, o melhor substrato é uma mistura de casca de pinheiro média (pedaços com 1-2 cm) com fibra de coco ou turfa e alguma argila expandida, carvão ou mesmo pequenos pedaços de cortiça em partes iguais.
A cattleya é uma orquídea que precisa de substrato que forneça um bom arejamento em suas raízes e também a deixe fixa no vaso....Por isso, os substratos recomendados para essa orquídea são:
4º Substrato Ideal As cymbidiums como a maioria das orquídeas, necessita de substratos para ter um bom desenvolvimento. Para aqueles que cultivam sua cymbidium em vasos, é recomendado que ele seja uma mistura de plantas epífitas com húmus esterilizado e areia de rio.
As hastes florais, por sua vez, costumam surgir no final do outono, início do inverno, épocas típicas de floração do Cymbidium. Além disso, como mencionado acima, os novos brotos são mais delgados, ao passo que as hastes costumam ser mais roliças.