Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Além desse processo, os lisossomos também realizam o processo de autofagia, isto é, a digestão de partes da própria célula. Esse fenômeno é importante para eliminar algumas estruturas que já estão desgastadas ou então para reaproveitar alguns componentes.
O que você guerreiro ou guerreira que adora Biologia precisa entender é que os microfilamentos do fuso não são produzidos pelos centríolos. Apesar desta organela ser formada por proteínas, assim como os os microtúbulos, os filamentos que vão retrair para separar os cromossomos já estão dispersos no citoplasma.
A principal proteína que constitui os centríolos é a tubulina, que pode ser alfa ou beta. Os centríolos são estruturas celulares muito importantes para o processo de divisão celular (mitótico ou meiótico), pois formam o fuso acromático, puxando as cromátides para os polos.
Os microtúbulos determinam o posicionamento de organelas delimitadas por membrana e direcionam o transporte intracelular. São formados pela associação de duas proteínas: alfa e beta tubulina que estão ligadas formando um heterodíneo e se organizam formando um protofilamento.