Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores.
A anatomia é a área da ciência que realiza os estudos, de forma macroscópica e microscópica, acerca da constituição e do desenvolvimento dos seres vivos organizados, analisando sua composição e estruturação e como os sistemas se relacionam entre si.
O conhecimento do corpo é fundamental para que os estudantes tenham compreensão em relação ao seu corpo e até mesmo em elação as mudanças corporais conforme o tempo (COSTA, 2012). ... Nesta fase já é possível trabalhar mais detalhadamente o tema corpo humano, como: sistemas orgânicos, sexualidade e respeito.
HISTORIA DA ANATOMIA. O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. ... O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo helenístico, porém só se conhecia através das dissecações em animais.
Os tratamentos passaram a ser determinados por observações, experimentos e conclusões embasadas pela pesquisa científica. Graças à liberdade intelectual, o século XVI foi um período de grandes avanços na anatomia e na cirurgia.
A Anatomia Humana é o campo dentro da Biologia que analisa as estruturas e sistemas do corpo humano, excluindo os tecidos e células. Essa ciência começou a ser estudada no século II e era promovida pela dissecação de várias espécies de animais. Polímatas como Leonardo Da Vince contribuíram com esta ciência.
Embora os primeiros registros de dissecações em seres humanos sejam de Alexandria, realizadas por Herófilo e Erasístrato no século II a.C., muitos consideram seu início já em meados do século V a.C. quando, no sul da Itália, Alcméon de Crotona realizou dissecações em animais, na tentativa de estender suas descobertas à ...
A evolução esculpiu seu corpo pegando o cérebro que surgiu em um verme, as nadadeiras de um peixe, a aparência de um macaco, deu um tapa em tudo isso e, voilà, você está aqui. Veja como foi essa caminhada. A mãe de todas as formas de vida apareceu há 4 bilhões de anos: era uma molécula que fazia cópias de si mesma.
Imhotep
Andreas Vesalius
Alcméon, na Grécia, lutando contra o tabu que envolvia o estudo do corpo humano, realizou pesquisas anatômicas já no século VI a.C. (por isso muitos o consideram o “pai” da anatomia). Entre 600 e 350 a.C. , Empédocles, Anaxágoras, Esculápio e Aristóteles também se dedicaram a dissecações.
Andreas Vesalius
As ilustrações intricadas, diferentes do que era feito na época, aparecem ao lado de textos detalhados que se propunham a mudar a maneira como os corpos humanos eram dissecados após a morte. ...
O termo “fisiologia” foi cunhado pelo médico francês Jean François Fernel (Fernelius 1497-1558) para descrever o estudo das funções corporais. A partir de 1534, ele passou a dedicar-se inteiramente à medicina, profissão na qual se formou em 1530.
Vesalius descreveu as artérias, as veias e a anatomia do coração, afirmando categoricamente não ter encontrado poros ou canalículos no septo interventricular 4 .
William Harvey
Todo sangue, seja ele rico em oxigênio ou em gás carbônico, chega ao coração através das veias. Enquanto vai passando pelas diferentes partes do nosso corpo, o sangue deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (lixo) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos.