Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. ... Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento.
inteiro: define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais. real: define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais. caractere: define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres. logico: define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO.
No Scratch temos uma aba chamada variáveis. Você pode criar quantas variáveis forem necessárias e não precisa se preocupar com o tipo, o próprio ambiente se vira com isso. Esta é uma facilidade para quem está começando. Uma variável pode receber um valor.
O Scratch é um ambiente de programação capaz de auxiliar a aprendizagem de programação por parte das crianças, através da criação de jogos, histórias, animações, etc. Também permite que os usuários compartilhem suas criações em uma comunidade online.
Todo objeto é chamado de ator no Scratch. Para adicionar um novo ator, clique em um desses botões. Para adicionar esse ator, clique em e então clique em Pessoas e selecione “Cassy Dance”. Você pode arrastar os personagens para onde você quiser.
Para colocar uma imagem no Scratch basta selecionar a opção “Enviar Ator” do ícone “Selecione um ator”. Selecione o arquivo com a sua foto e pronto, você aparecerá no palco do Scratch. Agora você pode editar sua foto e programar seus movimentos, pode também gravar frases e sons com sua própria voz.
No bloco de código que movimenta o personagem, vamos verificar se a tecla espaço está pressionada. Para não deixar o código que verifica as teclas pressionadas junto com o código que faz nosso personagem pular, podemos dividir as funções para manter o código organizado criando em Mais blocos, um novo chamado pular .
É possível utilizar o Scratch através de um editor online ou um editor offline e ambos são gratuitos. A forma mais rápida de já começar é utilizar a versão online (é preciso ter instalado o navegador Firefox ou Chrome atualizados e o plug-in Adobe Flash Player atualizado).
3 - ÁREA DE PROGRAMAÇÃO DO SCRATCH Para fazer um programa vamos simplesmente selecionar um comando com o mouse, arrastar e soltar na área de programação. Vamos encaixando um comando no outro, como se fosse um quebra-cabeça para montar a lógica do nosso programa.
O Scratch é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, o Scratch foi desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana MIT com o intuito de ensinar lógica de programação para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos de idade.
Para jogar, conecte seu micro:bit ao Scratch e incline-o para mover o dinossauro para pegar e comer tacos. Toda vez que o dinossauro toca um taco, a variável de pontos aumenta em 1. Evite os insetos – toque neles e a variável de pontos é reduzida em 1.
Acessar o jogo do Dino é bem simples. Através da barra de endereços, acesse o site: chrome://dino. Se o dinossauro aparecer, é porque você está na página certa. Basta apertar a barra de espaço, ou tocar no dinossauro, caso esteja no celular, e começar a diversão.
Para jogar o jogo de dinossauro, basta pressionar a tecla espaço. Assim, você fará o dinossauro saltar sobre os cactos que aparecerão e poderá tentar obter a melhor pontuação possível. Já, se você estiver jogando no celular, basta tocar sobre a tela todas as vezes que quiser pular.