Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno. Exemplos de fenômenos físicos são: Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.
Em física, um sistema consiste na referência geométrica (corpo ou conjunto de corpos), com características próprias, que vai ser objeto de estudo. Um sistema separa-se da sua vizinhança pela fronteira. ... Uma transferência de energia realiza-se por interação entre sistemas, isto é, entre um sistema e a sua vizinhança.
O que são parâmetros ? São constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente de sistema.
CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA DE SISTEMAS E PRODUTIVIDADE Martins e Laugeni afirmam que o ciclo de melhoria da produtividade de um processo começa pelo estabelecimento da medida da produtividade do processo, ou seja, o output (saída) dividido pelo input (entrada).
Morfogênese: o sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e a sua estrutura básica Resiliência: é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo Edgard Schein – propõe aspectos que a teoria de sistemas considera na definição de organização como sendo um sistema aberto, com ...
Retroação ou Retroinformação – é a função do sistema que visa comprar a saída com um padrão pré-estabelecido.
Na abordagem sistêmica, as organizações são vistas como sistemas socio-técnicos estruturados. Essa abordagem apresenta vários aspectos de interesse. As organizações são analisadas como sistemas abertos, relacionados com outros sistemas, com os quais trocam informações.
As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade. Importação: fluxo de entrada de materiais como matéria prima e informações.
Para Chiavenato, objetivos organizacionais são o fim desejado que a organização pretende atingir e que orientam o seu comportamento em relação ao futuro e ao ambiente interno e externo. Neste sentido os objetivos organizacionais são a razão de ser das organizações, que necessitam de um fim objetivo.