Consiste em dividir a população em subgrupos (estratos) que denotem uma homogeneidade maior que a homogeneidade da população toda, sob a análise de variáveis de estudo.
A amostragem por cotas é um método de amostragem não probabilístico, no qual os pesquisadores podem formar uma amostra de indivíduos que representam uma população e são escolhidos de acordo com suas características ou qualidades.
Amostragem a esmo ou sem norma A amostragem em que o amostrador, para simplificar o processo procura ser aleatório sem, no entanto, realizar propriamente o sorteio usando algum dispositivo aleatório confiável.
A amostragem trabalha com amostras que devem ser representativas da população estudada. Isso garante que cada elemento tenha a mesma probabilidade de ser escolhido. Esse fato é de grande importância, já que as inferências a respeito da população serão feitas baseadas nas amostras.
Vantagens da Amostra Se a população é infinita o censo é impossível. Amostras são, em geral, mais atualizadas, sobretudo quando a pesquisa é demorada. Em testes destrutivos não se pode usar o censo. Os custos de examinar uma amostra são menores.