Clima de altas latitudes O clima nas altas latitudes é dominado pelas massas de ar polar e ártica, subdividido em boreais (hemisfério Norte) e antártico (hemisfério Sul).
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
Resposta. Resposta: À medida que se deslocam, as massas de ar sofrem a influência de outras massas de ar, com as quais trocam calor.
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
Isto ocorre porque a maior parte do calor proveniente do sol é absorvido pelas partes sólidas da Terra antes de retornar a atmosfera. ... O ar que fica mais alto na atmosfera recebe menos calor durante o dia e nenhum à noite, por isso, o frio predomina os picos de montanhas, mesmo em climas mais quentes.
O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. ... Além do mais, como o ar não absorve bem os raios solares, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver a luz do Sol ela emite calor e esquenta o ar que está por perto.
À medida que o ar sobe, o tamanho dessa coluna diminui e, consequentemente, o seu peso cai, fazendo com que o ar quente se expanda. Toda vez que um gás se espalha, ele libera calor, ou seja, se resfria. Com o ar não é diferente. Por isso, ao chegarmos ao topo da montanha encontramos a atmosfera gelada.
Quando os raios de sol batem, o chão esquenta. Esse calor do solo dissemina-se pela área ao redor, esquentando as partes mais baixas, enquanto os pontos mais altos ficam mais frios.
Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.
O aumento da altitude faz com que as temperaturas e a pressão atmosférica diminuam. Pressão atmosférica refere-se ao peso que o ar exerce sobre determinada superfície.