Por isso, é indicado que seja realizado ao menos uma vez por ano, de preferência com outros tipos de testes. Este é o chamado “check-up anual”, necessário para verificar e monitorar a saúde como todo. Os resultados do exame de sangue são como uma “triagem” para possíveis investigações quanto à saúde do paciente.
Por esse motivo, consultas preventivas, check-up e exames de sangue devem ser feitos ao menos uma vez por ano, de acordo com as condições e as necessidades do paciente. Caso não haja tipos de intercorrência ou tratamentos específicos, essa é frequência mínima para a realização de exames de sangue.
Não. Desde que não tire muito sangue( que realmente faça falta no corpo), não tem problema nenhum.
Álcool e café: Nem uma gota de cerveja, vinho ou uísque 72 horas antes de submeter seu sangue a avaliações. O álcool agride o fígado, que responde liberando doses extras de triglicérides. Também ocorrem mudanças na glicemia, porque as bebidas contêm açúcar.
Remédios interferem em exames laboratoriais? Alguns, sim. Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.
É necessário jejum obrigatório de 8 horas. Ao levantar pela manhã não se deve beber água, escovar os dentes, nem se alimentar.
“Durante o jejum para exame de sangue é preciso evitar o consumo excessivo de água.” Verdade. Até mesmo o consumo de água deve ser feito sem excessos, o ideal é consumir a média recomendada por dia: 3 litros para um adulto.
Preparo do exame Caso o paciente siga uma leve dieta um dia antes do exame, não é necessário fazer jejum. Porém, caso contrário, recomenda-se um jejum de 3 horas. Antes da realização da coleta, é preciso informar se faz o uso de medicamentos contínuos, pois alguns deles podem interferir no exame.
Uma das principais dúvidas relacionadas ao jejum é se o paciente pode ingerir água durante este período. Para exames de sangue, o consumo de água não é contra indicado, desde que seja feito moderadamente. Só em exames mais complexos, como os de urina, o consumo de água não é recomendado.
Beber água interfere no jejum? Não, mas a água deve não deve em excesso, pois interfere em alguns exames, como o de urina. Chimarrão não pode ser ingerido quando há necessidade de jejum antes do exame. A alimentação interfere principalmente nos resultados de colesterol e triglicérides.
O tempo de jejum varia com cada tipo de exame. Dos exames mais comumemente realizados, a glicemia (de jejum) requer 8 horas, já o colesterol total e frações e triglicérides e suas frações 12 horas.
Preferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 2 horas sem urinar. Dará o volume ideal e qualidade para uma boa coleta.
Geralmente não é necessário qualquer tipo de cuidado especial antes de fazer o exame de urina, no entanto alguns médicos podem pedir que se evite o uso de suplementos de vitamina C, laxantes com antraquinonas ou antibióticos, como o Metronidazol, alguns dias antes, já que podem alterar os resultados.
Nesse caso, o médico faz a solicitação por escrito. Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas.
Além disso, alguns medicamentos, exames com contraste e alimentos também podem alterar a cor da urina, fazendo que fique cor de rosa, vermelha ou verde, por exemplo.
O valor normal da glicemia em jejum é inferior a 99 mg/dL.
O jejum de 12 horas será indicado apenas para quem fizer o exame de triglicerídeos e tiver um resultado igual ou superior a 440 mg/dL. Neste caso, o exame deverá ser refeito.