[ Química ] Que ou o que diminui a tensão superficial de um líquido em que está dissolvido (ex.: os detergentes são substâncias tensoactivas ; o creme contém tensoactivos suaves). Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: tensoativo.
O pulmão do recém-nascido prematuro, deficiente de surfactante pulmonar, é altamente suscetível à lesão pulmonar, podendo desencadear uma importante reação inflamatória20.
Desconectar do respirador e ventilar manualmente (ventilador manual em T ou balão autoinflável), por um (1) minuto, com frequência de 60 rpm e pressão suficiente para empurrar o surfactante para dentro das vias aéreas.
O surfactante é produzido ao longo do amadurecimento dos pulmões do bebê, ainda no útero materno, após cerca de 28 semanas. Por isso, bebês prematuros que nascem antes deste período, ainda podem não ter a produção suficiente desta substância, o que causa a síndrome do desconforto respiratório infantil.
Resposta. Resposta: Reduzir a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, reduzindo então a tendência dos alvéolos ao colapso.
Capacidade vital (CV). Volume medido na boca en- tre as posições de inspiração plena e expiração comple- ta. Representa o maior volume de ar mobilizado. Com- preende três volumes primários: VAC, VIR, VER. Corresponde a cerca de 70-75% (80) da CPT.
Ao chegar aos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio passa dos alvéolos para o sangue que circula nos capilares sanguíneos e o gás carbônico, passa do sangue para os alvéolos. Saiba mais o Sistema Respiratório.
Nos alvéolos pulmonares ocorre a hematose pulmonar, na qual o alvéolo fornece oxigénio da respiração ao sangue e o sangue expele dióxido de carbono, vapor da água e outros gases tóxicos, que mais tarde será expelida, na expiração.
Porque sua cavidade nasal é vascularizada (uma vez que o ar tem de passar logo em baixo do cérebro, seria ruim se ele não fosse aquecido), e por consequencia, o calor do sangue e da carne aquecem o ar no caminho para os pulmões.