Algumas empresas escrevem a palavra inglesa “shampoo”; outras optam pelo adequado para a Língua Portuguesa: “xampu”. ... Em Inglês: shampoo. Em Português: xampu. Em Espanhol: champú.
A primeira aplicação residencial do ar-condicionado foi feita em uma mansão de Minneapolis, no ano de 1914. No mesmo ano, Carrier instalou o primeiro condicionador de ar hospitalar, no Allegheny General Hospital de Pittsburgh.
O condicionador de cabelo foi inventado por químicos suíços que queriam ajudar as vítimas de queimaduras da Segunda Guerra Mundial; entretanto, acabaram desenvolvendo um composto que melhorou a saúde capilar.
Para que serve o condicionador? Na hora da lavagem dos fios, o condicionador faz uma dupla perfeita com o shampoo. Enquanto que o shampoo abre as cutículas do cabelo e promove a limpeza, o condicionador hidrata e fecha as cutículas, fazendo com que os fios fiquem sedosos e bonitos.
A função do condicionador também inclui devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protetora essencial para o brilho e a nutrição. Devolve a maleabilidade, diminui o trauma entre uma escovação e outra fornece brilho aos fios.
Por isso, para manter a saúde das madeixas e evitar que elas fiquem ressecadas, é indispensável usar o condicionador a cada lavagem. Esse produto também faz com que o cabelo fique mais macio, brilhoso e fácil de desembaraçar. Além disso, o condicionador previne o surgimento de pontas duplas.
Xampu serve para limpar os fios e condicionador fecha as escamas. ... Isso porque o xampu funciona como um detergente, que retira as impurezas dos fios, enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez. Além disso, um finalizador serve para proteger as madeixas de eventuais danos, facilitar a escovação e hidratar.
De acordo com a profissional, a ordem de uso é a seguinte: “Primeiro, aplica-se o shampoo, depois a máscara, e por ultimo o condicionador”, esclarece, acrescentando que “não devemos usar o condicionador antes da máscara porque as cutículas do cabelo ficam abertas, e o condicionador tem a finalidade de fechar”.
O uso do condicionador após a máscara não é obrigatório, depende apenas de gosto pessoal e do estado do seu cabelo. Por si só as máscaras “hidratam”, repõem nutrientes e selam as cutículas.
A ordem dos produtos: shampoo, máscara e condicionador
O condicionador neutraliza essa situação, evitando o frizz. Se o cabelo estiver danificado, use máscara. Por ser mais concentrada, deve ser aplicada apenas uma vez por semana. ... Vale usar se o cabelo está muito ressecado e desestruturado, depois de descoloração, tintura ou alisamento.
Distribua a máscara mecha a mecha evitando encostar no couro cabeludo para que ele não fique oleoso. Depois, enluve cada mecha para ter certeza de que o produto foi bem distribuído. Deixe agir por mais cinco ou dez minutos ou de acordo com o tempo indicado pelo fabricante e enxágue bem", auxiliou Marceli.
Respeite o tempo de pausa da máscara! “O correto é deixar a máscara agir nos fios de 3 a 5 minutos e depois enxaguar. O produto já vem com a tecnologia pronta para hidratar suas madeixas apenas com esses minutinhos”, afirmou.
Veja abaixo:
Exceder o tempo de ação da máscara de cabelo não faz mal, mas também não intensifica a hidratação. ... O motivo é a obstrução dos poros do couro cabeludo, que pode causar ainda mais oleosidade, queda de cabelo e até caspa.
Sete dias é a periodicidade média que o cabelo pede hidratação. Cabelos mais ressecados podem requisitar um intervalo menor; os mais oleosos, um intervalo maior – 20 dias, aproximadamente. Porém, o tempo médio é de uma semana entre uma hidratação e outra.
Depois da hidratação, enxague bem os cabelos com água. Muita gente pensa que deixar um pouco de máscara ou condicionador nos cabelos, deixa os fios mais hidratados, mas isso é um mito!