Significado de Sortilégio substantivo masculino Feitiçaria; ação do feiticeiro que pratica magia ou bruxaria. [Por Extensão] Sedução ou encanto; característica, atributo natural ou artificial, que provoca encantamento e fascinação: sortilégios femininos.
Significado de Consoada substantivo feminino Refeição ligeira que se toma à noite nos dias de jejum. Ceia de Natal.
A origem do nome “Consoada” vem do Latim "consolata", de "consolare", "consolar". Na tradição católica os fiéis participavam, ao final da noite, na Missa do Galo. Segundo a tradição portuguesa, a Consoada consiste principalmente em bacalhau cozido, seguido dos doces, como aletria, rabanadas, filhoses e outros doces.
Nesses versos, o poeta Manuel Bandeira refere-se à morte utilizando a expressão “Indesejada das gentes”. Existem varias expressões que suavizam a palavra morte, como “entregar a alma a Deus”, “partir desta para a melhor”, “bater as botas”, “encurtar os anos”, entre outras.
“Consoada / Quando a Indesejada das gentes chegar / (Não sei se dura ou caroável), / talvez eu tenha medo. / Talvez sorria, ou diga: / – o Alô, iniludível! / O meu dia foi bom, pode a noite descer. / (A noite com os seus sortilégios.) / Encontrará lavrado o campo, a casa limpa, / A mesa posta, /Com cada coisa em seu ...
(FUVEST) A figura de linguagem empregada nos versos em destaque é: “Quando a Indesejada das gentes chegar(Não sei se dura ou caroável) Talvez eu tenha medo. Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível!”
d) Noite. 07 – Por que o poeta cumprimenta a Indesejada das gentes, chamando-a de? a) Porque ela é fácil de se enganar. ... I – A primeira, que mostra incerteza do poeta, expressa pelos advérbios de negação e dúvida, e a segunda, que apresenta certeza expressa pelo tom afirmativo dos verbos.
Resposta: É a morte. São usados os termos “iniludível” e “noite”.
Sobre a sua pergunta, podemos afirmar que, a visão do eu lírico é que a vida é fatalista, em que existe a putrefação, e que a mesma é o destino final das pessoas, e todos os defuntos irão se transformar em um deus-verme.
CONSOADA Quando a Indesejada das gentes chegar (Não sei se dura ou caroável), Talvez eu tenha medo Talvez sorria, ou diga: - Alô, iniludível! O meu dia foi bom, pode a noite descer. (A noite com os seus sortilégios.)
A figura de Linguagem presente no primeiro verso do poema é eufemismo. Explicação: No poema "Consoada", de Manuel Bandeira, o verso "Quando a indesejada das gentes chegar" a apresenta um eufemismo para a morte: a morte é a "indesejada das gentes", ou seja, o que todas as pessoas não desejam.
A) Metáfora. Explicação: A figura de linguagem presente no trecho: “Já fui do tipo coração pombo, dormindo nos parapeitos e descendo para a calçada em busca das pipocas que os turistas jogam pelo chão.”, é a metáfora.
Metáfora
2) Qual a Figura de Linguagem presente no sexto verso do poema? 1 ponto a) Metáfora.
Resposta. Resposta: O poema tem, como característica, a figura de linguagem denominada antítese, relação de oposição de palavras ou ideias.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
Falar em múltiplas linguagens é falar em possibilitar o desenvolvimento integral da criança. Através das múltiplas linguagens, a criança expressa, comunica, organiza, movimenta e imagina. As crianças a todo o momento estão fazendo uso da linguagem, “tudo” é linguagem.