Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. Moabe é também o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa onde é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto. ...
Esse livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa "amizade"), a moabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Noemi.
Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos. Foram combatidos e subjugados por Davi, rei de Israel.
Moabe ou Moab (hebraico מוֹאָב ou Moʾav; grego Μωάβ; assírio Mu'aba, Ma'ba, Ma'ab; egípcio Mu'ab) é o nome histórico de uma faixa de terra montanhosa no que é atualmente a Jordânia, ao longo da margem oriental do Mar Morto.
A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.) e em nomes próprios tais como Kammusunadbi e Kamashaltu, já anteriormente mencionados.
Quemós ( /kimdoɒʃ/; em hebraico: כְּמוֹשׁ; em acádio: 𒅗𒄠𒈲 Kâmuš) era uma divindade moabita cuja ira se aplacava com sacrifícios humanos. A tradição judaica informa que essa divindade era adorada sob o símbolo de uma estrela negra. Ele é atestado na Pedra Moabita e na Bíblia.
Moloque, Moloc ou Moloch é o deus ao qual os amonitas, uma etnia de Canaã (povos presentes na península arábica e na região do Oriente Médio), cultuavam. Também é o nome de um demônio na tradição cristã e cabalística.
No campo mais simples de significado, Moab é o nome de uma faixa de terra montanhosa hoje em dia parte da Jordânia. Na Antiguidade, esta faixa pertencia ao chamado Reino Moabita, um reino vizinho de Israel, um inimigo de peso no domínio regional.
Segundo israelense, ele foi para uma caverna com suas duas filhas. Pensando ser os únicos sobreviventes no mundo e para continuar a linhagem de Ló, estas o embebedaram, cada uma em uma noite, e se deitaram com o pai.
Em Deuteronômio 23:4-5 encontramos o motivo dessa proibição: “Porquanto não saíram com pão e água, a receber-vos no caminho, quando saíeis do Egito; e porquanto alugaram contra ti a Balaão, filho de Beor, de Petor, de mesopotâmia, para te amaldiçoar.
Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.
O povo de Israel vivia uma situação muito crítica, porquê cada um fazia aquilo que bem entendia, e os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor Deus, e por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas e amalequitas, como também os povos do Oriente.
Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo. ... Após passarem um período na terra dos cananeus, os hebreus, foram para o Egito, onde viveram em 300 e 400 anos, e acabaram transformados em escravos.
A Terra de Gosén (em hebraico: ארץ גושן) é chamada na Bíblia como o lugar no Egito dado aos hebreus pelo faraó de José, e a terra de onde mais tarde deixou o Egito na época do êxodo.
Uma grande seca, por volta do ano de 1750 a.C. uma terrível seca atingiu a Palestina, (Canaã) e os hebreus se viram obrigados a procurar um lugar melhor para se sobreviver, e por isso foram para o Egito, e mais tarde escravizados pelo faraó e libertos por Moisés.
Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.
Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.