Não há um percentual estipulado para o valor da pensão alimentícia. Como dito acima, esse cálculo será determinado pelo juiz. No entanto, em alguns casos a Justiça Brasileira pode utilizar um percentual. Esse valor é relativo de 5% a 30% dos rendimentos de quem acará com a pensão.
Para você entender, vejamos o seguinte exemplo: o pai paga à título de pensão alimentícia ao filho o percentual de 30% sob o seu salário, que é de R$ 3.
Pensão pode ser reduzida com o nascimento de outro filho Com o nascimento do segundo filho, a pensão alimentícia do primeiro pode ser reduzida para se adequar às possibilidades do pai. ... Motivo: sem qualquer alteração em seus vencimentos, passou a ter maiores gastos com o nascimento de outro filho.
Não há prazo para fazer o requerimento de pensão por morte, entretanto se o pedido for feito em até 90 dias após a morte, o INSS irá realizar o pagamento do benefício retroativamente considerando a data do óbito. Pedidos feitos após os 90 dias o pagamento será realizado a partir da data da solicitação.
Geralmente, o documento chega em cerca de 30 dias, conforme o serviço de entrega dos Correios. A carta também pode ser obtida online, no portal Meu INSS.