Objetivo: A bioenergética visa resgatar a natureza primária, que é a expressão livre e espontânea do ser. Ela ajuda a aliviar tensões musculares crônicas, expandir a capacidade para a intimidade, saúde e sexualidade, além de permitir lidar melhor com as dificuldades existentes e aprender novos caminhos.
É uma forma de psicoterapia profunda analítica, relacional e corporal, que busca referência no desenvolvimento do indivíduo para a origem de suas queixas. Por exemplo, para a bioenergética, fatos ocorridos durante a infância irão afetar a vida adulta, interagindo com a vida atual e com os relacionamentos.
Bioenergética Processo metabólico pelo qual as células utilizam a energia necessária obtida pela conversão de nutrientes alimentares (gorduras, proteínas, CHO) em uma forma de energia biologicamente utilizável.
O sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. Atividades que exigem altos índices de energia durante breve período de tempo dependem basicamente da geração de ATP a partir das reações enzimáticas do sistema.
Os nutrientes que se constituem nas principais fontes de energia durante o exercício físico são os carboidratos e as gorduras. Os músculos sempre se utilizam de uma mistura desses dois nutrientes na “queima” metabólica com oxigênio.
Verificado por especialistas. Evidenciam-se três sistemas energéticos em nosso organismo:1) O sistema ATP-CP, ou fosfagênio; 2) A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático; 3) O sistema de oxigênio. ... Por fim, o sistema de oxigênio é proveniente da respiração aeróbica, mais utilizada no dia a dia.
Sistema de produção de energia anaeróbio alático, utiliza fosfocreatina (CP) para ressintetizar ATP sem a presença de oxigênio. Já o mecanismo de produção de energia anaeróbio lático, também denominado glicogenólise, tem uma ação diferente.
Fortalece os músculos, ajudando a manter a mobilidade à medida que os anos vão passando. Pelo menos 30 minutos de exercício aeróbico três vezes por semana ajuda a reduzir o declínio cognitivo. Reduz a tensão, a ansiedade e promove o relaxamento.