O Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) é um método de administração multidisciplinar, que faz uso de diversos programas, técnicas e ferramentas buscando a qualidade total nos processos produtivos das empresas e a satisfação dos agentes envolvidos direta e indiretamente com estes processos.
Gestão da qualidade total, também conhecida pela sigla em inglês TQM, é uma abordagem estratégica que busca a eficiência total da empresa, tornando-a mais competitiva no mercado.
5S é um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. ... Seiton – Senso de organização. Seiso – Senso de limpeza. Seiketsu – Senso de padronização.
O termo é chamado de Qualidade Total porque deve envolver todos os setores de uma empresa, incluindo os colaboradores, fornecedores e investidores. Essa estratégia tem como objetivo final atender o cliente da melhor forma possível.
A qualidade total deve ser aplicada a todas as áreas e níveis da empresa, devendo sempre começar do topo, com comprometimento total da alta administração. Este apoio é fundamental para o sucesso da abordagem.
Como aplicar a gestão de qualidade no meu negócio?
Uma empresa que deseja ter qualidade total deve antecipar as necessidades de seus clientes se comprometendo a melhorar e inovar constantemente. Introduza novas tecnologias e utilize indicadores de desempenho.
A implementação da gestão de qualidade total na empresa é orientada por 5 parâmetros, que são a seleção dos recursos evitando desperdícios e mau uso, ordenação, limpeza, bem-estar e autodisciplina. ... O trabalho é facilitado com o apoio das ferramentas básicas, gerando um ciclo de qualidade.
Do ponto de vista da produção, isso significa um compromisso de toda a empresa para eliminar erros em todos os estágios do processo de desenvolvimento do produto (projeto do produto, projeto do processo e fabricação). ...
As ferramentas da qualidade são técnicas que permitem um maior controle dos processos ou melhorias nas tomadas de decisão. São utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais, além de ajudar a estabelecer melhorias de qualidade.