Resolução
Respostas (3)
Alterando sistema padrão no dual-boot e tempo de seleção do sistema a ser inicializado
Na aba “Onde você deseja instalar o Windows?”, a partição criada a partir da ferramenta “Gerenciamento de disco” deverá ser selecionada – clique sobre “Espaço não alocado” (ou “Unallocated Space”). Crie, ainda neste espaço, uma nova partição para que o software seja instalado.
Mudar partição de Boot?
sudo gedit /boot/grub/grub.cfg O número 0 indica o primeiro sistema a ser inicializado. Salve e feche o GEdit. Feito isto, reinicie o computador. Note que o GRUB irá inicializar automaticamente o Windows, sem precisar escolher.
Como instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows
Entre no Ubuntu e #update-grub. Defina, no BIOS, seu HD onde está o Ubuntu como o preferencial para boot. O Ubuntu vai apresentar a tela de opções para o sistema a ser instalado. Basta usar a tecla de escolha do dispositivo de boot na inicialização do computador.
Para mostrar os sistemas inicialização da sua máquina. Com os sistemas na sua tela você terá que marcar o que deseja excluir, no meu caso terei que “marcar” o Phoenix OS, e em seguida click na opção “Delete” localizado na parte superior da direita, e em seguida confirme clicando na opção de “Sim“.
Para tirar a outra distro do menu use sudo update-grub (Deepin, Ubuntu, Mint, Zorin e Debian) ou sudo grub-mkconfig -o /boot/grub. cfg (demais distros).
Abra o Menu Iniciar e digite cmd. O resultado na parte superior, clique com o botão direito sobre o cmd, escolha Executar como adiministrador e eleve os privilégios. No Command Prompt digite bcdedit /enum e tecle ENTER. Serão exibidas as entradas armazenadas existentes.
Como remover o GRUB e restaurar o boot do Windows
Digite “cd EFI”, e depois “dir”, irá mostrar todos os diretórios de boot que contem o grub (Ubuntu, Fedora etc). Para remover, digite “rmdir /S nomedodiretorio” e por fim digite “S”. Repita o comando para remover outros diretórios, se fez instalação de mais de uma distro.
Você deve conseguir fazer isso através de um CD do Ubuntu ao vivo. Em seguida, exclua a opção que você não deseja. Neste exemplo, o Ubuntu é a entrada 5. O seguinte pode ser chamado para excluir a entrada 5 e removê-la do BootOrder.
Identifique em quais delas estava o Ubuntu — normalmente são duas e elas não possuem nenhuma etiqueta de identificação —, clique com o botão direito do mouse e depois vá em “Excluir volume”. Faça isso até remover todas as partições com Linux.
Você pode simplesmente rodar sudo update-grub para retirar o Windows e manter o Grub (assim tendo acesso mais fácil a opções avançadas/emergenciais).
Reinicie o PC e a possibilidade de selecionar o Ubuntu não deve mais aparecer. Agora, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar do Windows e selecione Gerenciamento de Disco. Na janela aberta, clique com o botão direito na partição que contém o Ubuntu e selecione Excluir.
Para remover o Linux do computador e instalar o Windows XP:
Para removê-lo:
Vá para Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Gerenciar. Em seguida, selecione Gerenciamento de disco na barra lateral. Clique com o botão direito do mouse nas partições do Ubuntu e selecione "Excluir". Verifique antes de excluir!
Para desinstalar o Endless OS diretamente do Windows: Selecione “Adicionar ou remover programas” no menu Iniciar. Você será instado a remover o Endless OS e a apagar todos os arquivos e programas armazenados no sistema.
Depois de criar a mídia de instalação do Windows 10, conecte o disco de instalação ao seu computador. Desligue o computador, abra o gabinete, remova o HDD e insira o SSD no compartimento da unidade.