Para Thomas Hobbes, a única função do Estado é manter a paz entre os cidadãos. ... O Estado hobbesiano é soberano. Depois de constituído, de formalizado, tem poderes ilimitados de organizar a sociedade como melhor lhe aprouver. Sem Estado não há civilização, não há cidadania, não há paz.
Liberdade, no entender de Hobbes, é ausência de obstáculos externos às ações que contribuem para a preservação da vida. Como notamos no Capítulo 14 do Leviatã, a liberdade é um direito, e opõe-se à lei e à obrigação.
Thomas Hobbes (1588-1679), autor do clássico Leviatã, foi o responsável por divulgar a célebre frase "O homem é o lobo do homem", inserida no seu livro mais famoso. A frase original, no entanto, traduzida para o latim como "homo homini lupus", pertence ao dramaturgo romano Plautus (254-184 a.C.).
o homem é o lobo do homem é uma frase tornada a célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes O que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem.
O que significa a frase O homem é o lobo do homem: O homem é o lobo do homem é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem.
Seu significado básico vem do homem ser o maior inimigo do próprio homem. A afirmação apresenta o homem como um animal selvagem. Na verdade, uma força de expressão que indica a capacidade humana para grandes atrocidades e barbaridades contra os da sua própria espécie.
Thomas Hobbes
Está afirmação encontra ecos na à famosa frase de Hobbes, que em certo sentido traduz as premissas do seu pensamento. Escolha uma: a. “O homem é lobo do outro homem”.