Calcule o Módulo de Rigidez ao dividir a tensão de cisalhamento na face pela deformação do material. Quanto maior o Módulo de Rigidez, mais rígido e menos elástico é o material.
O módulo de elasticidade deve ser obtido segundo ensaio descrito na ABNT NBR 8522, sendo considerado nesta Norma o módulo de deformação tangente inicial cordal a 30% fc,ou outra tensão especificada em projeto. Quando for o caso, é esse o módulo de elasticidade a ser especificado em projeto e controlado na obra.
A relação entre a deformação transversal e a longitudinal é denominada coeficiente de Poisson e indicada pela letra ν. Para tensões de compressão menores que 0,5 fc e de tração menores que fct, pode ser adotado ν = 0,2.
Deformação transversal, γ (pode ser positivo ou negativo) relacionada com a tensão de cisalhamento. A barra da figura é submetida a uma carga P que produz deformação em cada porção da barra. Calcule a deformação específica nas partes AB e BC e a deformação total na barra.
Na deformação plástica, o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica. ... Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes.
Em uma escala microscópica a deformação plástica é o resultado do movimento dos átomos devido à tensão aplicada. Durante este processo ligações são quebradas e outras refeitas; ... A resistência Mecânica pode ser aumentada restringindo-se o movimento das discordâncias.
Fase elástica: É a fase na qual o material recupera suas dimensões originais após a retirada dos esforços externos sobre ele. A fase elástica obedece a Lei de Hooke representada algebricamente por σ = E. ε . O “E” representado na fórmula é denominado de módulo de elasticidade ou módulo de Young.
Um corpo submetido a uma força pode ser elasticamente deformado se cessada a aplicação da força que provocou a deformação volta ao seu estado normal. ... Uma mola comprimida ou esticada sofre uma deformação elástica, mas volta ao seu tamnaho original após cessar a aplicação da força.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
A força elástica é aquela que surge a partir da deformação (compressão ou distensão) de uma mola, ou de algum outro corpo com propriedades elásticas.
Deformação Específica Longitudinal é a relação que existe entre a deformação medida em um corpo e o seu comprimento inicial, sendo as medidas feitas na direção da tensão. OBSERVAÇÕES: 1. ... Tensão desenvolvida no plano da seção de referência tendo o efeito de provocar corte ou cisalhamento nesta seção.
Significado de Deformação substantivo feminino Ação ou resultado de deformar, de alterar ou modificar a forma de algo.
A curva tensão-deformação é uma descrição gráfica do comportamento de deformação de um material sob carga de tração uniaxial. A curva é obtida no chamado ensaio de tração. O ensaio consiste em carregar um corpo de prova, submetendo-o a uma carga de tração que aumenta gradativamente.
1. As deformações axiais, ou estiramento, são oscilações radiais das distâncias entre os núcleos enquanto as deformações angulares envolvem mudanças dos ângulos entre as ligações ou, como no modo de deformação assimétrica fora do plano, alterações do ângulo entre o plano que contém as ligações e um plano de referência.
Carga axial é a carga que atua ao longo do eixo central do corpo será conhecida como carga axial. ... A carga atua no caminho normal ao plano da seção transversal do corpo. O que é Uma carga axial descreve uma carga que cria uma força paralela ao eixo de um objeto.
Isto é, quando os pontos se afastam um dos outros (divergem), há uma dilatação e o volume aumenta, θ > 0. As deformações lineares então medem variações de comprimentos (nas direções x, y, z), variações de áreas e de volumes.
Força segundo o eixo longitudinal de uma barra. A força axial pode ser de tracção ou compressão, conforme se esteja a “puxar” os extremos da barra (traccionar), ou a “empurrar” os extremos da barra (comprimir).