A capeba é uma planta de propriedades medicinais também conhecida como paiparoba, catajé e aguascina. Ela é comum na região Sudeste e, graças às propriedades, pode ser usada de diversas maneiras, como aliviar dores e infecções.
O chá das raízes e folhas estimula as funções estomacais e hepáticas, favorecendo a digestão, além de funcionar como diurético. Já o decoto de caules e folhas alivia febres e afecções nas vias respiratórias. O cataplasma das folhas age em queimaduras superficiais, furúnculos e dores de cabeça.
A Carqueja é uma planta medicinal que serve para ajudar no tratamento de má digestão, prisão de ventre, diarreia, gastroenterite, anemia, gripe, febre, doenças do fígado, diabetes, vermes intestinais, aftas, amigdalites, anorexia, azia, bronquite, colesterol, doenças da bexiga, má circulação do sangue e feridas.
Você pode plantar a sálvia em vasos ou diretamente no solo. Esse plantio pode ser feito através de touceiras ou pelo meio mais comum: sementes. Caso resolva germinar as sementes em sementeiras, transplante quando as mudas ficarem grandes o suficiente para serem manuseadas sem que isso traga danos à elas.
Necessidades em água: No ano em que se planta deve regar todas as semanas. Nos anos a seguir pode regar apenas quando o solo está seco. É uma planta muito resistente à secura. Manutenção: Deve fazer uma poda todos os anos no outono (no fim da floração), de forma a renovar a planta.
As regas devem ser feitas frequentemente após o plantio, enquanto as plantas são jovens, para que o solo se mantenha úmido. Depois de desenvolvidas, a irrigação deve ser controlada, de uma forma que a terra seque nos intervalos, pois o alecrim é bem resistente a períodos de seca.
Aí é só cortar as ponteiras – a parte final em que o galho tem cor mais clara e é mais tenro, plantá-las em terra comum ou areia úmidas e cobrir com vidro ou plástico. As folhas nem chegam a murchar. Deixe as mudas na sombra, quietinhas, por cerca de 1 mês. Ao fim deste período, elas deverão estar enraizadas.
Dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida. Vale lembrar que o manjericão não resiste a geadas, gosta muito de sol e se adapta bem em climas tropicais ou subtropicais. Caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.
Para o controle desta praga, deve-se retirar as folhas mais atacadas e realizar a aplicação de uma calda de pimenta, alho e fumo orgânico. A calda deve ser aplicada a cada 7 dias, nas horas mais frescas.
Como recuperar manjericão murcho? Geralmente plantas murchas é sinônimo de falta de água. Se for esse o caso basta regar o manjericão para que sua vitalidade retorne. Outros problema que pode fazer o manjericão murchar são o ataque de pragas, algumas doenças e um solo muito compactado.
Saiba como recuperar uma planta seca