O Rg é um documento importante e individual, expedido em qualquer idade pela secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, responsável pela identificação civil e criminal no Estado. ...
O Registro Geral (RG) é um documento pessoal expedido normalmente pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. Para saber qual o órgão expedidor/emissor do RG, basta verificar no documento de identificação (do lado onde se encontra a foto) qual a sigla que acompanha o Estado (UF).
Em Mato Grosso do Sul, a emissão da primeira ou segunda via é feita diretamente no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br) ou pelo endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. Para quem vai fazer a primeira via, o RG é gratuito em Mato Grosso do Sul e em todo o país.
Como agendar Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve acessar na internet o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.
Os pais podem ir direto ao cartório se a criança nasceu em casa. RG – Pode ser tirado no caso de recém-nascidos e garante mais segurança à criança, em caso de desaparecimento, por exemplo. O CPF já estará impresso na carteira da criança, se o documento tiver sido emitido antes do RG.
Para tirar o RG, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou responsável legal. É necessário apresentar a Certidão de Nascimento original apenas, pois a foto é tirada no Poupatempo.
Elas são formadas no sexto mês de gestação e permanecem a mesma por toda vida. Então é muito importante esse documento existir, você tirando esse documento do seu filho garante a segurança dele. Facilita muito não ter que levar a certidão de nascimento, que é um documento de papel e acaba estragando mais fácil.