A Revolta de Nika partiu da rivalidade entre facções do Hipódromo do Império Bizantino e ocorreu no ano de 532 d.C., em Constantinopla, sob o governo de Justiniano. O chamado Império Romano do Oriente foi fundado, como sabemos, no século IV d.C. pelo imperador Constantino.
A Queda de Constantinopla em 1453 prejudicou as linhas de comércio europeia pelo fato de que a capital do Império Bizantino tinha acesso às especiarias orientais e demais produtos advindos do Oriente, de modo que ela posteriormente redirecionava esses produtos para a Europa.
Constantinopla era, até o momento de sua queda, uma das cidades mais importantes no mundo. Localizada no estreito do Bósforo entre o mar Negro e o mar de Mármara, funcionava como uma ponte para as rotas comerciais que ligavam a Europa à Ásia por terra.
Constantinopla, foi a capital do principal Estado europeu cristão e centralizado, durante toda a Idade Média: o Império Bizantino. Pela sua localização, entre a Europa e Ásia, era a principal rota comercial e cultural do Ocidente com o Oriente.
Observe que se olharmos do ponto de vista estratégico e econômico, a cidade de Constantinopla estava localizada numa posição geográfica privilegiada, de forma que permitia de certa forma o controle do Estreito de Bósforo, que por sua vez era ponto de passagem de importantes rotas comerciais da época.
Justiniano