A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas. Recém diagnosticada.
As medidas de efeito são obtidas através da divisão ou subtração de duas medidas de fre- qüência ou ocorrência, observadas em subgru- pos distintos de uma mesma população. Esta medida é utilizada para estimar a magnitude ou a “força” de associação entre a exposição (fator de risco) e a doença (desfecho) em questão.
Medidas de Associação. comparado com outro). estima a magnitude da associação entre exposição e doença; ... é definido como a razão entre a incidência da doença no grupo dos expostos (Ie) e a incidência da doença no grupo dos não expostos (Io).
Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.
O denominador é a chance no grupo controle ou placebo = Odds Ratio (OR). Então, se o desfecho for o mesmo em ambos os grupos, a razão será 1, o que implica que não existe diferença entre os dois grupos de estudo. Entretanto: Se o OR é > 1, então o controle é melhor que a intervenção.
Para interpretar o intervalo de confiança da média, assumimos que os valores foram amostrados de forma independente e aleatória de um população com distribuição normal com média μ e variância σ2. Dado que estas suposições são válidas, temos 95% de "chance" do intervalo conter o verdadeiro valor da média populacional.
Um intervalo de confiança para uma média nos dá um intervalo de valores plausíveis para a média populacional. Se um intervalo de confiança não incluir um valor em particular, podemos dizer que não é provável que esse valor seja a verdadeira média populacional.
Como temos uma amostra pequena, n = 6, para determinar o IC (intervalo de confiança), temos que usar a distribuição t de Student, com α=(1−0,95)=0,05 α = ( 1 − 0 , 95 ) = 0 , 05 e número de graus de liberdade igual a 5 (6-1).
Quanto maior o nível de confiança desejado (maior (1-a)) maior é o valor crítico de z. Logo, maior é amplitude do intervalo (menor precisão). Quanto maior a dimensão da amostra, menor é a amplitude do intervalo (maior precisão).