Os exercícios resistidos são habitualmente realizados com movimentação articular, portanto classificados como “isotônicos”, alternando contrações musculares concêntricas e excêntricas.
Exemplos de treinamento resistido
Exercício resistido é o treinamento contra resistência, geralmente realizado com a utilização de pesos, e tem como benefícios: o desenvolvimento de potência, força e resistência muscular, diminuição de gordura corporal, e aumento de massa magra e deste modo favorece uma melhor aptidão física e qualidade de vida por ...
Malhação, crossfit e treino funcional são termos que fazem parte do vocabulário de quem sabe a importância da atividade física para ter mais saúde e bem-estar.
No treino para definição muscular são acrescentados exercícios aeróbicos como:
Para lhe ajudar nessa tarefa, separamos 8 tipos de exercício para melhorar seu condicionamento físico de uma vez por todas!
O treinamento de contra-resistência caracteriza-se por atividades intermitentes de alta intensidade, sendo classificado como exercício predominantemente anaeróbio, e para que ocorra hipertrofia das fibras musculares, deve haver equilíbrio entre a síntese e a degradação protéica muscular - favorecer hipertrofia.
Resistência: É a capacidade de suportar e recuperar-se da fadiga, ou seja, a capacidade de manter o esforço físico em um maior espaço de tempo.
É a capacidade de realizar um trabalho de intensidade máxima ou sub-máxima com insuficiente quantidade de oxigênio, durante um período de tempo inferior a três minutos.
Velocidade de reação: é a capacidade de responder com uma ação no menor tempo frente a um estímulo; ... Resistência de velocidade máxima: é a capacidade de resistir frente à diminuição da velocidade causada pelo cansaço, em caso de movimentos cíclicos de velocidades de contrações máximas.
Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez, sem perder a qualidade da execução.
Podemos concluir, com base na bibliografia pesquisada, que as capacidades físicas consideradas mais importantes para um atleta de futebol são força, velocidade e resistência.
São todas as capacidades “treináveis” de um organismo. As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.
Dessa forma, a excelência das capacidades físicas estão relaciondas diretamente com uma qualidade de vida, uma vez que o individuo irá desenvolver um corpo saudável, por conta do desenvolvimento motor adaptado, um estilo de vida condizente com a longevidade.
Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva. Força Dinâmica é aquela que o corpo tem em movimento.