A formalização de um contrato é bem simples: basta ir até o Cartório de Notas e solicitar uma Declaração de União Estável e escolher o regime de divisão de bens. Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais como CPF e documento de identidade originais.
R$ 411,25
São vários os nomes dados a este contrato, tais como pacto de convivência, contrato de convivência, convenção concubinária, contrato de união estável, entre outros. Para que tenha validade e eficácia, o pacto deve atender aos requisitos essenciais determinados pelo art.
A união estável não gera um estado civil (a pessoa continua sendo solteira, por exemplo), mas os companheiros ou conviventes tem sua relação regida pelo direito de família. Existe grande diferença entre concubinato e união estável. ... A palavra “cônjuges” é utilizada para referir-se às pessoas casadas “no papel”.
Pela via judicial: Aquele companheiro/a interessado/a no reconhecimento da união após a morte do outro deverá procurar um advogado/a ou a Defensoria Pública (se houver) para entrar com um processo, explicando o período de duração da união, se dela resultou o nascimento de filhos e se foram adquiridos bens.
Como o regime de bens definido na união estável é o de comunhão parcial de bens (quando não é definido expressamente nenhum outro regime), sua companheira já é meeira. Isto é, quando um morre, o outro tem direito à metade dos bens adquiridos a título oneroso na constância da união (art. 1.
Os documentos à seguir podem comprovar a união estável de acordo com a atual legislação previdenciária:
- os herdeiros: se o falecido não deixar cônjuge ou companheiro(a) sobrevivo os herdeiros terão direito à indenização, respeitada a ordem de vocação hereditária (filhos, pais, avós, irmãos, tios ou sobrinhos).
A vítima ou representante legal precisa ter em mãos documentos como boletim de ocorrência, comprovante de despesas médicas, documentação médico-hospitalar, comprovante de residência, documentos pessoais e outros.
Casamento ou Certidão de Nascimento) - cópia simples; CPF do beneficiário - cópia simples; Comprovante de residência; Formulário de Pedido do Seguro DPVAT - (ver/imprimir modelo (.
3 anos
- o cônjuge ou companheiro(a): este receberá a totalidade da indenização, desde que a pessoa falecida não possua outros herdeiros. ... - os herdeiros: se o falecido era casado - ou vivia em união estável - e deixa herdeiros legais, estes terão direito à metade da indenização (50%).
Como preencher o Formulário de pedido do Seguro DPVAT?
Certidão de Nascimento da vítima. Certidão de Óbito dos pais da vítima. Certidão de Óbito do cônjuge ou filhos da vítima, se for o caso. Certidão de Casamento da vítima com data de emissão atual, indicando o estado civil de separação judicial ou divórcio, se for o caso.
a) “Aviso de Sinistro” preenchido e assinado pelo Segurado; b) Relatório Médico assinado pelo Médico Assistente; c) RG, CPF e Comprovante de Residência do Segurado (cópia simples); d) Originais de todos os comprovantes de despesas; e) Boletim de Ocorrência Policial se for o caso (cópia simples); f) Autorização para ...