Ela chega a medir até 20 metros de altura, tem o tronco cinzento-esverdeado com estrias. O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila, isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas. As folhas caem na época da floração.
A paineira é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno. Multiplica-se facilmente por sementes, que germinam e se desenvolvem rapidamente.
Sua cor é de um cinzentoesverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos e afiados. 13. Raiz A raiz da paineira é agressiva suas ramificações saem por cima da terra, quando perto de murros e calçadas causam estragos.
As raízes começam, visivelmente, a mostrar sua força. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente, elas não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água. Estranhamente, a conta d'água fica cada vez mais cara.
Um truque para a muda que será transplantada para o local definitivo é colocar 300 gramas de calcário dolomítico no fundo da cova, fazendo um leito para as raízes. Por cima dele, jogue uma camada de esterco e outra de terra e só então posicione o torrão de raízes, cobrindo em volta com mais terra adubada.
4 anos
"Rica em vitamina C, a carambola é uma fruta com função antioxidante, que ajuda a combater os radicais livres presentes nas células. Ela possui muitos minerais, como potássio, que ajuda nas funções musculares, combatendo o estresse oxidativo das células e membranas.
As variedades cultivadas de caramboleira só foram selecionadas a partir das décadas de 30 a 40, pois não havia até então variedades, sendo a carambola classificada em dois tipos: doce e ácida.
A carambola é o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores pretas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais. É originária da Índia, sendo muito conhecida na China.
De cor amarela vibrante, sabor doce e meio ácido e em formato de estrela (em inglês, inclusive, é chamada de fruta-estrela), a carambola realmente brilha aos olhos —e também para o resto do corpo. É riquíssima em vitamina C e boa fonte de fibras. Mas também inspira cuidados para quem vive com doenças renais crônicas.