A estratégia pode ser compreendida como a elaboração do planejamento. A tática faz parte da implementação da estratégia definida, ou seja, fazer as ações corretas para atingir a estratégia escolhida. ... A estratégia se refere a objetivos situados no longo prazo, enquanto a tática se refere a objetivos de médio prazo.
tática é o que vc vai estabelecer pro atleta produzir dentro de qualquer modalidade!!! tecnica é o que vai ser feito dentro da quela modalidade!!!
Estratégia de jogo é aquilo que é modificado taticamente para que as principais ações da equipe adversária sejam melhor neutralizadas ou usufruir de algo não tão bom no adversário.
No sentido bélico, tática também pode ser entendida como a parte da arte da guerra que trata da disposição e manobra das forças durante o combate ou na sua iminência. Numa comparação mais simples, tática seria 'como' realizar determinada função, em oposição à estratégia, mais próxima de 'o que' se deve realizar.
Tática (do grego taktiké ou téchne; arte de manobrar [tropas]) é qualquer elemento componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir a meta desejada num empreendimento qualquer.
As intenções táticas devem ser compreendidas como os objetivos de ação, ou, metas táticas individuais23 que os jogadores devem efetuar durante o jogo para romper com os obstáculos/desafios impostos pela situação de cooperação/oposição.
Sendo a habilidade tática compreendida como a capacidade de o jogador aplicar o conhecimento e a experiência que possui na otimização do uso dos recursos técnicos que domina para responder adequadamente às situações do jogo (GRECO; BENDA, 1998).
As habilidades táticas incluem, principalmente, as ações voltadas para o jogar coletivamente, ou seja, a capacidade de tomar decisões sobre o que fazer levando em consideração as circunstâncias do jogo: qual o posição da bola(?) e quais as alternativas de ação tanto dos companheiros como dos adversários(?).
Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o "conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável". Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários.
1)A técnica não existe sem a tática e vice-versa. A execução técnica é importante para se praticar uma modalidade esportiva, mas sozinha, não garante uma ação inteligente dos jogadores/atletas. O uso da tática é indispensável nos esportes coletivos.
A técnica no esporte está relacionada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades específicas, que exigem um controle motor e corporal mais fino, como ocorre na ginástica artística, por exemplo.
Resposta: Para que o drible funcione corretamente, o jogador deve controlar a bola, tapeando-a contra o piso da quadra ou lançando-a para outro atleta. Ele não pode permitir que o adversário toque na bola ou tire-a de seu poder.
As principais habilidades específicas citadas por Freire (2006) são: passe, controle de bola, condução, desarme, drible, cabeceio, finalização.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha.
Segundo Frota (2012), a tática individual, nada mais é do que o entendimento da função em determinada posição do jogador no campo desde a forma de se movimentar até o momento e a forma da execução do gesto técnico.
4-3-3
Montar time de futebol: quais são os esquemas táticos mais populares?
Dessa forma os atletas de futebol deixam de ser especialistas em uma única função e passam a serem jogadores universais. Em busca da sincronia perfeita entre a parte ofensiva e defensiva surgiram os sistemas táticos, 1-4-3-3, 1-4-4-2 e 1-3-5-2 que atualmente são os mais utilizados em todo o mundo futebolístico.