Como Fazer Cadastro De Funcionrios De Uma Empresa?

Como fazer cadastro de funcionrios de uma empresa

Algumas vezes, o cadastro de funcionários é visto como um processo chato e de pouca importância para a organização — um equívoco enorme. Além de ser uma obrigação legal, prevista na CLT, os dados contidos no registro apresentam importância estratégica.

Ademais, o art. 168 determina que é obrigatório o exame médico na admissão, demissão e periodicamente. Além disso, o exame toxicológico será obrigatório para atividades de motorista profissional. Esses exames de saúde ocupacional serão custeados pelo empregador.

Já sabe como preencher as vagas para final de ano?

A visualização dos registros de modo coletivo oferece uma visão sistêmica capaz de tornar a gestão do RH mais eficaz e precisa. Com os dados em um único lugar, é possível gerar relatórios e estatísticas para análise de diversos parâmetros essenciais. Alguns exemplos, são:

Hoje, a solicitação e a conclusão dos procedimentos são realizadas quase que completamente de forma online. A pandemia acelerou esse processo de mudança para a digitalização. A disponibilização de documentos não é a mesma de alguns anos atrás. A própria carteira de trabalho possui sua versão digital como sendo a prioritária.

Bloco K novos segmentos CNAES; e agora?

Bloco K novos segmentos CNAES; e agora?

No cenário onde dados são tão importantes, adotar políticas de segurança da informação é quase uma obrigação. É preciso restringir o acesso aos dados da empresa, e arquivos físicos, que ficam dispostos em almoxarifados, dificilmente oferecem isso.

Não é necessário comprar várias máquinas, licenças ou contratar um profissional de TI. Por isso, ter um sistema de RH é muito mais barato e funcional do que qualquer outra estrutura. 

Que dados devem constar no cadastro de funcionários?

Para elaborar o contrato, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: Carteira de Trabalho da Previdência Social – CTPS, certificado de alistamento militar, exame admissional, certidão de nascimento/casamento e requisição de vale-transporte.

O uso de sistemas eletrônicos para o cadastro, isto é, softwares, facilita todas essas etapas. Primeiro, porque o registro fica mais fácil e pode até ser automatizado. Segundo, porque as informações ficam disponíveis digitalmente. Adiante, explicamos melhor os benefícios.

Só a moderação e a liberalização podem salvar a Argentina

Só a moderação e a liberalização podem salvar a Argentina

É nesse processo que equívocos costumam acontecer, portanto contar com um sistema de RH que garante a atualização automática irá não apenas reduzir os erros como otimizar sua rotina de trabalho. 

Utilize nossas editorias para se informar com um conteúdo atualizado diariamente e diretamente voltado para seu interesse. No portal contábeis você tem a certeza de que pode encontrar o suporte de informação necessário para voce ter ainda mais sucesso profissional.

Posts em destaque

Além disso, os documentos básicos, como cópia da carteira de identidade, do título de eleitor, do cadastro de pessoa física (CPF) e do comprovante de escolaridade, também devem ser requeridos. E não se esqueça da foto 3×4, comprovante de residência e inscrição do PIS/PASEP.

Outro ponto muito importante é a administração de grandes volumes de dados. Imagine ter diversas prateleiras para guardar todos os arquivos da organização fisicamente. Isso não apenas é um desperdício de espaço como também de papel. 

Requisite os documentos do colaborador

O próximo passo é preencher a Ficha ou Livro de Registro de Empregado e elaborar um contrato individual com as informações mais importantes: data de admissão, jornada de trabalho, horário de trabalho e de intervalo para almoço e valor da remuneração.

Todas essas informações devem ser reunidas em um só lugar. Ademais, devem ser de fácil acesso, principalmente para a correta gestão da equipe e rápida tomada de decisões. Esses documentos são as chamadas fichas de registro de empregado, ou ficha de registro de funcionário.

Curta-nos no Facebook

Preencher esse documento é uma das etapas obrigatórias de um processo de admissão. As informações contidas nele também são importantes para que, depois, seja realizado o cadastro em órgãos do governo como, por exemplo, o INSS e o eSocial.

Por exemplo, caso um trabalhador esteja doente e não atenda ao seu telefone pessoal, é preciso entrar em contato com seu contato de emergência. Da mesma forma, se for necessário realizar procedimentos relacionados a um funcionário, é preciso ter acesso aos seus dados fiscais de forma rápida e sem depender da disponibilidade do funcionário.

Você sabe o que é ficha de registro de empregado e para que serve esse documento? Dados essenciais são registrados nele e, por isso, saber preenchê-lo é essencial. Fique com a gente para saber tudo sobre a também chamada ficha de registro de funcionário!

5. Preencha a carteira de trabalho

5. Preencha a carteira de trabalho

A proteção de dados é um ponto extremamente importante para as organizações. As empresas precisam seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para todo e qualquer registro de informação, principalmente no cadastro de funcionários. 

Contudo, conforme o tipo de empresa, também pode ser preciso se aprofundar mais em determinada documentação. Isso porque alguns certificados e qualificações podem ser necessários para alguns trabalhadores e, para outros, não.

Ter todas essas informações reunidas em um espaço no computador não é o mesmo que ter que procurá-las entre milhares de caixas e pastas. Portanto, uma ficha de registro de empregado não deverá incluir apenas informações básicas sobre nossos trabalhadores. Ela deve estar vinculada também a outros documentos, arquivos e dados igualmente importantes para a gestão de pessoas, como controle de horas, folha de pagamento, contratos, além de cadastros e cancelamentos.

Como é feito a atualização cadastral dos funcionários na sua empresa?

Qualquer atualização de dados dos colaboradores é feita dentro do próprio eSocial. Essa área no sistema é chamada de evento S-2205, que trata justamente das alterações de dados cadastrais do trabalhador.

Como fazer uma ficha de cadastro no Word?

Como criar um formulário preenchível no Word

  1. Passo 1. Abra o Word e, antes de criar um documento, clique em “Opções” no menu lateral. ...
  2. Passo 4. Em seguida, preencha a tabela com título, nomes das seções e nomes dos itens de múltipla escolha que deverão compor o formulário. ...
  3. Passo 7.

Como travar campos de preenchimento no Word?

Clique em “revisão” e selecione a opção “Restringir edição”. Na lateral direita da tela, uma nova barra será aberta. Entre as opções, você encontra restrições de formatação e de edição. Selecione a caixa “Permitir apenas este tipo de edição no documento”./span>

Como deixar somente alguns campos editáveis no Word?

Na guia Revisão, no grupo Proteger, clique em Restringir Edição. Na área Restrições de edição, marque a caixa de seleção Permitir apenas este tipo de edição no documento. Na lista de restrições de edição, clique em Sem alteração (Somente leitura). Selecione a parte do documento em que deseja permitir alterações.