OpenGL e DirectX nao são engines, sao APIs. O OpenGL é mais simples e mais leve que o DX, o DX tem estruturas de dadois de mais alto nível... por isso é mais pesado, ma smais fácil de reutilizar entre programas diferentes.
Para quem ta começando, considero o DX melhor. Até agora considero o OpenGL melhor e mais leve. Nenhum jogo baseado em DX me impressionou tanto como foi o Doom3 que é OpenGL. Qualidade gráfica bárbara e super leve...
O melhor Directx logicamente é o 11, porque é a API mais recente. no far cry 3 da pra escolher, se o jogo vai rodar em dx9 ou dx11, por exemplo olha a minha vga (pc assinatura) ela suporta dx11, mas esse jogo eu prefiro rodar em dx9 !
O OpenGL é uma API gráfica de várias plataformas que especifica uma interface de software padrão para hardware de processamento de gráficos 3D. OpenGL ES é uma variação da especificação OpenGL destinada a dispositivos incorporados.
Para identificar se sua placa de vídeo possui suporte OpenGL e verificar a versão instalada, recomendamos a instalação do software livre OpenGL Extensions Viewer, disponível no link: http://www.realtech-vr.com/glview/download.php .
Resumindo, para utilizar OpenGL e GLUT com ferramentas Microsoft, no caso o MS Visual C++ 6.