Significado de Xamânico substantivo masculino Pessoa que, supostamente, possui poderes mágicos. Etimologia (origem da palavra xamânico). Xamã + ico.
Significado de Xamã substantivo masculino Sacerdote tribal de certos povos da Ásia setentrional, América do Norte etc., que utiliza meios mágicos para curar males e doenças, encontrar objetos perdidos e controlar acontecimentos.
As variações "culturais" são muitas, mas, em geral, o xamã pode ser homem ou mulher, a depender da cultura, e muitas vezes há na história pessoal desse indivíduo um desafio, como uma doença física ou mental, que se configura como um chamado, uma vocação.
Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Os gregos consideravam a noite como o momento do pensamento filosófico e da revelação intelectual e a coruja, por ser uma ave noturna, acabou representando essa busca pelo saber.
Coruja é a ave soberana da noite. Para muitos povos a coruja significa mistério, inteligência, sabedoria e conhecimento. ... A coruja simboliza a reflexão, o conhecimento racional e intuitivo. Na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo.
Costumam ser fiéis ao seu local de postura e possuem, o hábito de fazer os seus ninhos em torres das igrejas e casas abandonadas, mas podem nidificar também em cavidades de árvores ou interior de cavernas. Costumam nidificar entre abril e dezembro. Expectativa de Vida em Cativeiro: aproximadamente 20 anos.
A maioria das corujas se abriga em cavernas ou galhos de árvores durante o dia. Algumas espécies, como a buraqueira, escondem-se em buracos e tocas cavadas no chão. ... “Embora seja uma ave de hábitos crepusculares e noturnos, as corujas também são ativas e enxergam bem durante o dia.
Essas aves têm a boa visão como principal característica. Enxergam até cem vezes mais do que o ser humano. Além disso, possuem uma ótima audição. De porte pequeno, a Coruja-buraqueira possui uma cabeça redonda, tem sobrancelhas brancas, olhos amarelos, e pernas longas.
Os predadores documentados dessa coruja incluem texugos, serpentes e doninhas.
Essa seqüência de acontecimentos forma uma cadeia alimentar, em que os produtores são as gramíneas, o gafanhoto é o consumidor primário, o pássaro é o consumidor secundário e a coruja é o consumidor terciário. A cadeia alimentar representa o tipo mais simples de relação alimentar que se observa na natureza.
As corujas pertencem à Ordem Strigiformes, e estão divididas em duas famílias: Strigidae e Tytonidae. ... Uma delas é a Speotyto cunicularia, ou coruja buraqueira, como é conhecida popularmente.
Como são geralmente mais ativas no escuro e em condições de baixa luminosidade, as corujas também se comunicam em uma linguagem complexa. "Pios, assobios, estalos e chiados", disse Holt. ... Como os seres humanos, as corujas enxergam em três dimensões. Elas também podem girar a cabeça 270 graus.
curutu”. A coruja jacurutu (Bubo virginianus) tem 52 cm de comprimento e até 153 cm de envergadura. As fêmeas, maiores que os machos, podem ultrapassar 2 kg.
Animal
Características
Um casal de corujas está atacando quem passa pelo local para defender as crias, que estão em um ninho, na areia da praia. ... A espécie das corujas habitantes da praia é conhecida como "buraqueira" pois cavam seus esconderijos e ninhos com as garras e os bicos.
Não, mas elas chegam aos 180°, virando a cabeça toda para trás. Essa é uma habilidade de outras aves também. Virando o pescoço para um lado de cada vez, elas conseguem olhar para todo o espaço ao redor sem mexer o corpo. A coruja virando a cabeça impressiona porque seu pescoço parece grosso, em razão da plumagem.
Corujas possuem adaptações nos vasos sanguíneos e na estrutura óssea. Cientistas da Universidade de Medicina Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto os "segredos" por trás da capacidade das corujas de girar a cabeça quase totalmente no corpo - até 270º, segundo o estudo.