A função dos relês é amplificar a corrente que passa por interruptores de sistemas como faróis, luzes de seta ou limpadores de para-brisa. ... No caso das setas, é o relê que faz a intermitência da corrente – para que a luz pisque – e ainda acusa quando ocorre a queima de alguma lâmpada.
Mas existe um em particular que chamamos de “pau pra toda obra” e o seu nome explica esse apelido: relé auxiliar. Sua função básica é acionar faróis de neblina, por exemplo, “segurando a barra” da caloria gerada pela lâmpada que se espalha pela fiação podendo chegar até os comandos.
Funcionamento do Relé O relé é um dispositivo que possui uma bobina, e um contato preso a uma mola de rearme, que conecta com os terminais nas posições Normalmente Aberto (NA) e Normalmente Fechado (NF). Em estado de repouso, o contato está na posição NF (normalmente fechado).
Relé de sobretensão São relés que operam quando a tensão do sistema ultrapassa um valor preestabelecido ou ajustado.
A palavra relé é de origem francesa (relais) e caracteriza um interruptor eletromecânico muito comum na eletrônica. A palavra relê significa a mais coisa e a grafia diferente da palavra é dada por influência do inglês (relay).
GAY, Peter. Freud – Uma vida para o nosso tempo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
extraordinário anormal assombroso colossal curioso desacostumado desusado espantoso especial estupendo excepcional extremado fantástico formidando formidável inacreditável inaudito incomparável incomum inconcebível indescritível indizível inimaginável inopinado insólito invulgar monstruoso original piramidal raro ...