Além de atentar a nação contra o pecado, a desobediência e a falta de fé em Deus, Isaías anuncia a vinda de um descendente de Davi e fala de uma época de prosperidade e paz para o mundo todo: no nascimento do reino do Príncipe da Paz “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da ...
Os capítulos 40 a 55 foram escritos, segundo alguns estudiosos, por um profeta anônimo, comumente chamado Segundo Isaías ou Dêutero Isaías, que iniciou a pregação após 550 a.C., no final da época do Exílio na Babilônia, quando ocorriam as primeiras vitórias de Ciro II, apresentando uma mensagem de esperança e ...
Alegação judaica: “Isaías 53 fala do povo de Israel, não de Jesus (ou qualquer Messias).” Resposta: ... Enquanto Rashi, Ibn Ezra e Radak interpretaram a passagem como referindo-se a Israel, Ramban (Nachmanides) seguiu a interpretação messiânica do Talmude.
Quarta canção do Servo Argumenta-se que o "servo" representa a nação de Israel, que teria excessiva iniquidades, violências, libelos de sangue, anti-judaísmo, o anti-semitismo e continuam a sofrer sem causa em nome de outros (Isaías 53:7,11–12).
profeta Isaías
Isaías 42.
O texto em Hebraico ou o Texto Massorético da Torá tem-se por tradição que foi fixada no século IV d.C., mas os manuscritos mais antigos existentes que sejam completos ou quase completos são o Codex Aleppo, de cerca do ano 920, e o Códice de Leningrado, datado do ano 1008.