REFERÊNCIAS UTILIZADAS Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2009-2011/ NANDA International; tradução Regina Machado Garcez. - Porto Alegre: Artmed, 2010. OREM, D.E. Modelo de Orem. Conceptos de enfermería en la práctica.
Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1980. BRUNNER, L. S.; SUDDARTH, D.S.
Guanabara Koogan, 1991. DIAGNOSTICO DE ENFERMAGEM – NANDA – Definições e Classificação 2001-2002, Porto Alegre, Artmed 2002. JOHNSON, M.; MAAS,M.; MOORHEAD,S. Classificação dos Resultados de enfermagem (NOC).
Sua estrutura multiaxial é composta por 7 eixos que direcionam o processo diagnóstico, a saber: eixo 1 - conceito diagnóstico; eixo 2 - sujeito do diagnóstico; eixo 3 - julgamento; eixo 4 - localização; eixo 5 - idade; eixo 6 - tempo; eixo 7 - situação do diagnóstico.
O domínio é a esfera de conhecimentos, exemplos de domínios na NANDA- -II: Nutrição, Eliminação e troca, Atividade/repouso, Enfrentamento/tolerância ao estresse, Promoção da saúde, Percepção/cognição, autopercepção, papéis e rela- cionamentos, Sexualidade, Princípios da vida, Segurança e Proteção, Conforto e ...
Quais os principais tipos de diagnóstico de enfermagem?
26), o diagnóstico de enfermagem foi definido na 9a Conferência da NANDA como "Um julgamento clínico das resposlas do indivfduo, da famflia ou da comunidade aos processos vitais ou aos problemas de saúde atuais ou potenciais, os quais fornecem a base para a seleção das intervenções de enfermagem, para atingir ...
Los principales sistemas de clasificación fueron: diagnósticos de enfermería (North American Nursing Diagnosis Association International), intervenciones de enfermería (Nursing Interventions Classification), resultados de enfermería (Nursing Outcomes Classification), Clasificación Internacional para la Práctica de ...
Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (NANDA-I, 2013).
Um Diagnóstico de Enfermagem (DE) é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral) utilizado pelos enfermeiros. A função do diagnóstico de enfermagem é facilitar o cuidado da enfermagem.
A maioria aceita a definição de "problema de enfermagem" emitida por ABDELLAH et al, (1961) constituida por dois componentes que a identificam: ser uma condição (ou situação, dificuldade, questão, fe- nômeno) apresentada por um paciente, família ou comunidade; e existir atuação (ou assistência, resolução) da enfermagem ...
Um diagnóstico completo contém, ao menos, 5 pontos: diagnóstico clínico (ou sindrômico), diagnóstico etiológico, diagnóstico patológico, diagnóstico topográfico e diagnóstico anatômico. O diagnóstico clínico (ou sindrômico) é a descrição de sinais e sintomas.
O “Diagnóstico Psicopedagógico” é um estudo voltado para a relação que o sujeito tem com o aprender, procurando entender os motivos que o leva a não aprender ou a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.
Alguns passos da Sequência Diagnóstica
Algumas formas de fazer a avaliação diagnóstica da aprendizagem são as seguintes:
Na maioria dos casos, o processo diagnóstico psicopedagógico (1ª sessão) inicia-se por uma entrevista com os pais ou responsáveis. Também é frequente que o profissional atenda os pais e o individuo a ser acompanhado.
No atendimento psicopedagógico existem duas etapas: a primeira é o diagnóstico, ou seja, você tem que investigar o que está causando esse problema que está dificultando o aprendizado; e a segunda etapa seria amenizar ou sanar o problema.
Para atuar na área da psicopedagogia o profissional só precisa de um certificado de graduação ou pós graduação. Por ser um profissional que atua dentro de clínicas e hospitais pensa-se ser obrigatório um registro em conselho e uma carteira de atuação.
O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem.
Este profissional deve ter a consciência de observar o indivíduo como um todo: coordenação motora ampla, aspecto sensoriomotor, dominância lateral, desenvolvimento rítmico, desenvolvimento motor fino, criatividade, evolução do traçado e do desenho, percepção espacial e visiomotora, orientação e relação espaçotemporal, ...
Quais são as propriedades dos sistemas abertos que são importantes para a atuação do psicopedagogo na escola? A causalidade circular, a homeostase, a equifinalidade e a globalidade. ... Refere-se ao conceito de sistema.
Psicopedagogia na formação do desenvolvimento educacional É necessário conhecer o estado atual de cada criança e suas possibilidades futuras. O psicopedagogo trabalha com todos os aspectos do desenvolvimento da criança o afetivo, cognitivo e sócio cultural, deve olhar sempre a partir da singularidade da criança.
O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. ... Além disso, o psicopedagogo possui um importante papel para intervenção junto à família dos alunos, visto que o ambiente familiar também influencia no aprendizado e desenvolvimento infantil.