Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. ... Um circuito seqüencial, por sua vez, emprega elementos de armazenamento denominados latches e flip-flops, além de portas lógicas.
A tabela verdade corresponde às saídas de um sistema para todas as combinações de entrada. Primeiramente temos que definir quantas combinações teremos nesta tabela. Como temos 3 entradas podemos definir este número da seguinte forma: 2^n -> onde n é o número de entradas do sistema.
A função E é aquela que representa a multiplicação booleana de duas ou mais variáveis, e sua representação algébrica igual a S = A x B x .... N., que é o mesmo que S = A and B and ... N , sendo S o resultado da expressão....
Como os flip-flops são implementados na forma de circuitos integrados, eles também necessitam de conexões de alimentação. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz com que o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na a não existe equação característica do flip-flop.
A principal diferença entre um Latch e um Flip-Flop esta na maneira como ocorre a troca de estado, pois nos Latchs a troca ocorre de maneira assíncrona e nos Flip-Flops a troca é síncrona ou seja muda seu estado por ação de um pulso de disparo. Os Latch são mais utilizados como memoria, e os Flip-Flops como contadores.
Um circuito combinacional é constituído de um conjunto de portas lógicas, as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. A informação armazenada nos elementos de memória num dado instante determina o estado em que se encontra o circuito sequencial.
Além do flip-flop D, também foi desenvolvido o flip-flop JK, que tem comportamento parecido com o do latch RS. Entretanto, por que o flip-flop JK direciona ao complemento do estado anterior quando os respectivos valores de entrada são iguais a 1 (um)? b)Para evitar o estado proibido.
A sequência correta dos valores a serem obtidos na saída Q do flip-flop “JK” é a seguinte: Q t ; 1; ~Q t ; 0.
Palavra de memória: É um conjunto de bits que representa instruções ou dados. Por exemplo, um registrador composto por 8 flip-flops pode ser considerado uma memória com capacidade de armazenar uma palavra de 8 bits.