- Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura. - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros. ... - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.
Horizonte B – horizonte caracterizado pela cor forte e pela acumulação de argilas procedentes dos horizontes superiores e também de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio. Horizonte C – mistura de solo pouco denso com rocha-matriz pouco alterada. Horizonte D – rocha matriz sem alteração (não representada na figura).
Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição. Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.
A camada superficial é a camada de um fluido turbulento mais afetada pela interação com uma superfície sólida ou uma superfície que separam um gás e um líquido. Na camada superficial as características da turbulência dependem da distância até a interface.
crosta terrestre
Em regra, a camada de solo superficial (horizonte B agronômico), fortemente intemperizada, tem uma composição bem mais argilosa do que as camadas inferiores (solo saprolítico – horizonte C agronômico), onde predominam granulometricamente os siltes e as areias, especialmente considerado o perfil de solos típico das .../span>
No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica. O solo é composto por três fases distintas: sólido, que compreende matéria orgânica e inorgânica; líquido, que é a solução do solo ou água do solo; e gasoso, que é o ar do solo.
Resposta. Resposta: São formados por até seus horizontes de camadas distintas de cores e texturas sendo elas; rocha, solo superior, subsoluto, material parental, orgânico e solo superior./span>
Na classificação da capacidade de uso das terras, há maior interesse em considerar grupos de características e de propriedades do que considerá-las isoladamente. Isso porque cada classe de terra é distinguida das demais por grande número de características e propriedades, que podem influir em importantes deduções.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas./span>