Um sinal contínuo pode apresentar descontinuidades. Um sinal diz-se discreto se o seu domínio for Z ou um intervalo de Z. Só os sinais discretos podem ser armazenados e processados em computadores digitais.
Um sinal de potência é um sinal com potência não nula finita. OBS: A potência é a média temporal da energia. Como a média é calculada aqui em um intervalo infinitamente grande, um sinal com energia finita possui potência nula e um sinal com potência não nula finita possui energia infinita.
3 Potência de um Sinal A primeira é que, se o sinal é periódico, basta calcular a integral ao longo de um perıodo; a segunda é o fato de que a potência é o quadrado do valor rms do sinal, logo se quisermos encontrá-lo, devemos calcular √ Px.
a(-t)=a(t) e b(-t)=-b(t). Ou seja, a parte real de x(t) deve ser par e a parte imaginária de x(t) deve ser ímpar. Um sinal x(t) é dito periódico se satisfaz à condição: x(t)=x(t+T) para todo t, sendo T uma constante positiva. é denominado período fundamental de x(t).
Chamamos período fundamental T0 do sinal periódico x(t) ao menor valor positivo de T que torna verdadeira a igualdade acima. Repare que qualquer sinal constante é periódico (a igualdade acima é trivialmente verificada) mas não tem período fundamental definido (como qualquer período T serve, não existe mínimo positivo).
A frequência é uma grandeza física que indica o número de ocorrências de um evento (ciclo ou oscilações) em um determinado intervalo de tempo. Esse tempo recebe o nome de período (T). A unidade de medida de frequência é o Hertz (Hz).