1. Espera para atacar de improviso quem passa. 2. Cilada; traição.
Na verdade, segundo o Dicionário Houaiss, jazido é adjectivo que significa «que jaz; caído, tombado, imóvel», particípio do verbo jazer.
Tipos de jazidas
Jazida mineral é uma concentração local de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor econômico, seja na superfície ou no interior da Terra.
substantivo feminino Local, na superfície ou no interior da Terra, onde estão localizadas de forma concentrada substâncias úteis e que possuem valor econômico, tais como metais preciosos (ouro, prata, bronze) e depósitos fósseis (carvão, petróleo): a pequena cidade no Sul de Minas divide sua geografia entre belas ...
Jazidas petrolíferas são rochas sedimentares que contém poros que ficam cheios de petróleo. Mas isso não significa que em todas as rochas sedimentares iremos encontrar petróleo.
Os depósitos minerais são corpos rochosos formados por processos de transformações geológicas ao longo de centenas de milhões de anos, que tem algum tipo de aplicação na vida do ser humano.
Os depósitos minerais são gerados por processos geológicos resultantes das transformações que vêm acontecendo na crosta terrestre desde a era Pré-Cambriana, há mais de 4,5 milhões de anos, quando se solidificaram as primeiras rochas do planeta. Cada depósito mineral tem uma gênese única e, portanto, é único.
MINERAL é o elemento natural,inorgânico e sólido(por exemplo:o. ferro,o ouro,o diamante,a mica,o anfibólico etc.). MINÉRIO é todo mineral que tem importância econômica.
I – A JAZIDA. A jazida é toda massa individualizada de substância mineral ou fóssil, aflorando à superfície ou existente no interior da terra e que tenha valor econômico; mina é a jazida em lavra, ainda que suspensa(artigo 4º, Decreto-lei 227, de 28 de fevereiro de 1967).
Jazida de Empréstimo Área com ocorrência natural de solos cujas características e propriedades sejam adequadas para utilização nas obras.
teor de corte. Teor limite de minerais ou de elementos químicos úteis de um minério abaixo do qual a exploração mineral torna-se anti-econômica.
Basicamente, a mineração do ouro abrange estas etapas:
Resumidamente, a mineração do ouro acontece da seguinte maneira: Estudos topográficos são realizados na área, a fim de analisar-se as amostras do minério antes de iniciarem-se as perfurações. A segunda etapa refere-se à extração do minério, seguida pela terceira etapa, conhecida como beneficiamento.
Consiste na extração e no beneficiamento de minérios do subsolo. A mineração corresponde à uma atividade econômica e industrial que consiste na pesquisa, exploração, lavra (extração) e beneficiamento de minérios presentes no subsolo.
A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.
O extrativismo mineral é caracterizado pela exploração de recursos minerais do subsolo, como o ouro, manganês, diamante, bauxita, minério de ferro, água mineral, petróleo, cobre, cobalto, urânio, prata, entre tantos outros. O extrativismo mineral tem por característica a alteração drástica do ambiente onde é realizado.
Importante fonte de renda, a mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. No caso do Brasil, a atividade se torna grande protagonista nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza. A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira.
A mineração contribui para a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, justamente por oferecer matéria prima para variados tipos de indústria. ... É justamente essa relação indireta com outras indústrias que torna a extração de minérios uma das principais fontes de geração de empregos.
São diversos os impactos ambientais causados pela mineração, como a alteração da paisagem e a contaminação do solo, do ar e dos recursos hídricos. ... Como é o caso da poluição dos recursos hídricos e do solo, além da perda de biodiversidade tanto em relação à fauna quanto à flora.
E como mitigar os impactos ambientais da mineração?
Os minerais nos fornecem os metais, indispensáveis à fabricação tanto de coisas enormes, como aviões, quanto daquelas minúsculas, como alfinetes, clipes ou percevejos.
Diversificação da economia, geração de combustíveis e insumos básicos para o funcionamento de qualquer economia são as possibilidades econômicas dos minerais: petróleo, ouro, carvão, fosfato, potássio e calcário.