O empiema pleural é o líquido pleural de aspecto purulento e/ou com identificação de bactérias, seja pelo Gram ou cultura.
Os sintomas do empiema pleural podem variar de gravidade. Os sintomas típicos incluem tosse, dor torácica, sudorese e dispneia. Pode ser observado hipocratismo digital em casos de natureza crônica. O murmúrio vesicular pode estar diminuído ou mesmo abolido.
Um abscesso pulmonar é uma cavidade com pus no pulmão, rodeada por tecido inflamado e causada por uma infecção. Um abscesso pulmonar geralmente é causado por bactérias que normalmente vivem na boca e são inaladas até os pulmões.
A lesão pulmonar cavitária é uma área pulmonar preenchida por ar no centro de um nódulo ou área consolidada1, identificada habitualmente pela radiografia de tó- rax ou tomografia computadorizada. Vários agentes infecciosos e não infecciosos têm sido implicados como seus possíveis precipitantes.
Abscesso pulmonar é a infecção necrosante caracterizada por lesão cavitária preenchida por pus.
É causada por isquemia local. Necrose de liquefação: este tipo aparece em tecidos ricos em lipídio e pobres em albuminas coaguláveis, como é o caso do sistema nervoso central, ou surge nos tecidos que, embora possuam níveis elevados de albumina, sofrem fusão por ação de bactérias ou por ação de proteases de leucócitos.
O tratamento consiste na remoção do tecido morto, o cuidado local da ferida e muitas vezes revisão cirúrgica da região cicatricial.