O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. ... Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina.
Cada nucleotídeo tem três componentes combinados: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. Nucleosídeo é constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila) e por uma pentose (ribose ou desoxirribose) sem a presença do grupo fosfato.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Elas, juntamente com um açúcar e um ácido fosfórico, formam o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), encontrados nas células dos seres vivos.
A complementaridade de pareamento de bases permite que elas sejam compactadas em um arranjo mais favorável energeticamente no interior da fita dupla e que cada molécula de DNA contenha uma sequência de nucleotídeos que é exatamente complementar à sequência nucleotídica da fita antiparalela.
Encontrando-se o ADN em dupla hélice, as bases, se estáveis, emparelham-se com as respectivas bases complementares: Adenina (A) com Timina (T), Citosina (C) com Guanina (G). ... A base Uracila (U) só aparece no RNA, substituindo a Timina e ligando-se com a Adenina.
O DNA do tipo A tem a forma mais curta e mais grossa, e para completar uma volta na hélice são necessários 11 pares de bases; enquanto no DNA do tipo B são necessários 10 pares de bases para completar uma volta na hélice, além disso, a dupla hélice é mais longa e mais fina.
O maior cromossomo humano, o de número 1, apresenta um DNA com 250 milhões de pares de bases, enquanto o cromossomo Y, o menor desse genoma, tem 50 milhões de pares de bases. O genoma humano apresenta 3 bilhões de pares de bases, que representam 30.
O comprimento total do genoma humano é superior a 3 bilhões de pares de bases. O genoma é organizado em 22 cromossomos pareados, mais o cromossomo X pareado com outro cromossomo X em fêmeas, e, em machos, com um cromossomo Y. Cromossomos são grandes moléculas lineares de DNA contidas no núcleo da célula.
O Genoma Humano consiste na totalidade de DNA de um indivíduo (Figura 2), organizado dentro dos 22 pares de cromossomos, mais o cromossomo X (um em homens, dois em mulheres) e/ou um cromossomo Y (somente em homens) que estão contidos nos núcleos de todas as células (chamado genoma nuclear) e em uma pequena molécula de ...