O intemperismo físico é a desagregação das rochas, ou seja a quebra dessas de forma física. O intemperismo químico, é quando os elementos da natureza alteram a composição da rocha. ... O intemperismo biológico ocorre quando a transformação da natureza ocorre a partir da ação de seres vivos como as bactérias.
O principal agente do intemperismo químico é a água, que, absorvendo o CO² da atmosfera, adquire características ácidas. ... O intemperismo químico atua através de reações de hidratação, dissolução, hidrólise, acidólise e oxidação. Os feldspatos e as micas são transformados em argilas, permanecendo o quartzo inalterado.
Os principais processos químicos que ocorrem nesse tipo de intemperismo são: a hidrólise, a hidratação, a oxidação, a redução, a carbonatação e a dissolução.
Os minerais mais facilmente atacáveis pela ação do “ácido carbônico” são aqueles que contêm um ou dos dois seguintes elementos principais: Fe, Ca, Mg, Na ou K. Nas reações geralmente formam-se carbonatos desses elementos.
O produto final do intemperismo químico normalmente são argilominerais.
Sendo assim, os fatores que controlam a ação intempérica¹ são: o clima, o material parental, o relevo, a biosfera e o tempo. A influência do clima sobre o intemperismo acontece com base na variação e regularidade dos agentes meteorológicos ao longo do tempo, a saber: a temperatura, a precipitação e os ventos.
O intemperismo físico é a desagregação da rocha transformando-a em material descontínuo e friável. Abaixo, seguem-se alguns dos fatores que As rochas desagregadas por sucessivos congelamentos e descongelamentos da água nos poros, fendas ou diáclases foram submetidas a um processo .
O manto de solo é produto da ação do clima (umidade, temperatura, gelo, etc.) e da ação de organismos (raízes, bactérias, etc.) ... Os processos intempéricos que produzem o solo são chamados de pedogênese. Solum + Saprolito = Solo ou regolito (manto de alteração).
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
As rochas são agregados sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material de revestimento, ornamentação (mármores), etc.