Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Segundo passo: ligue um cabo de fase no borne L1 do primeiro interruptor. Terceiro passo: Ligue um cabo de retorno do borne L2 do primeiro interruptor no borne L2 do segundo interruptor. Quarto passo: Ligue um cabo de retorno do borne L3 do primeiro interruptor no borne L3 do segundo interruptor.
Qual a diferença de um interruptor intermediário para um paralelo ou um interruptor simples? ... Geralmente os interruptores intermediários possuem seis terminais. Enquanto o interruptor paralelo possui três terminais e o interruptor tradicional possui apenas dois terminais.
No geral, procura-se muito a diferença entre interruptor simples paralelo e intermediário, no entanto, o interruptor bipolar é muito importante de ser mencionado. O interruptor bipolar contém 4 bornes em sua parte interna. 2 são os de entrada, que recebem a energia pelos fios condutores provindos dos disjuntores.
Uma característica das tomadas e interruptores é o aproveitamento do ponto de energia e neste caso é comum colocar tomadas e interruptores juntos, isto quando não se coloca tomadas duplas ou interruptores duplos para permitir o aproveitamento do ponto de acesso de energia elétrica naquele local.
Cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos. Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos. Já no Brasil, o padrão é o tipo N, com três pinos redondos.
Tomada inteligente: conheça sete modelos para comprar no Brasil
O interruptor simples, que é o mais usado, permite ligar e desligar luzes. Eles possuem duas posições: uma de circuito aberto e uma de circuito fechado. ... Já o interruptor paralelo permite acender ou apagar as lâmpadas por meio de interruptores diferentes, já que eles são conectados em paralelo.
Nós o chamamos de Interruptor Bipolar, ou seja, ele possui dois terminais que serão seccionados quando houver o acionamento. Quando ligado, ele fecha os dois contatos e quando desligado, abre os dois contatos para interromper a alimentação.
Um interruptor bipolar é usado para ligar duas fases, ou seja, quando você tem uma lâmpada 220v, por exemplo. Nesse caso você não pode utilizar um interruptor simples que usar uma fase só necessitando assim o chamado interruptor bipolar que vai permitir então a ligação das duas fases.
Dispositivo mais comum e conhecido, usado para acender e desligar lâmpadas. Possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada.
Passo a Passo
Faça a derivação no condutor de fase, dessa forma obtendo duas pontas que vamos chamar de A e B. Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Como instalar um interruptor paralelo simples
Passo a passo:
Como ligar tomada de uso geral? O primeiro passo é passar os cabos juntos até atingir o último ponto de tomada. Vão ser passados 3 cabos que são fase, neutro e terra, sempre deixando uma sobra de cabos suficiente para fazer as emendas de derivação em cada caixa de passagem.
Aprenda como instalar interruptor com tomada!...Three Way passo a passo