Coxinhas de frango fritas – polenta frita – couve refogada – vinagrete – arroz e feijão. Bifes à parmegiana – abobrinha refogada – fritas – saldada refrescante – arroz e feijão. Picadinho de carne com legumes – farofa – salada de maionese – arroz e feijão.
Evite colocar os alimentos ainda quentes Colocar os alimentos ainda quentes na marmita faz com que eles produzam vapor e fiquem úmidos. Além de perderem a textura original, correm o risco de azedar. Por isso, é necessário deixar que esfriem, com ou sem a ajuda do congelador.
A regra é simples: alimentos quentes devem ser colocados em marmitas térmicas e potes de vidros; alimentos gelados em potes de plástico e de vidro, dentro de bolsas térmicas. Coloque as porções de cada alimento separadas nas divisórias. Evite frituras, que não caem bem depois de reaquecidas.
Mantenha os bichinhos na geladeira, dentro de uma bacia com gelo, por no máximo 48 horas. Se cozinhou e sobrou camarão, dá pra guardar por um tempinho também. Na geladeira, ele se conserva por até dois dias num recipiente bem fechado, ou num saco tipo zip (nesse caso, tire todo o ar que conseguir do plástico).
Retire o camarão da embalagem e lave-os. Muitas vezes, esses crustáceos não são lavados antes de serem desidratados e embalados. Despeje-os em um escorredor e use as mãos para agitá-los sob água morna, removendo sujeiras, areia e outros compostos não comestíveis.
Camarões Defumados Se a umidade atmosférica for alta, o tempo de fervura é mais curto. As caudas são secas no ar ou por ventiladores; Depois deste processo eles são colocados em bandejas de tela untadas com azeite e colocadas no defumador, onde haja uma fumaça densa com temperaturas superiores a 27oC.
Cozimento. Assim como a lula e o polvo, o camarão não pode cozinhar por muito tempo porque ele pode ficar borrachudo. Para isso, encha uma panela com água e leve para ferver. Assim que levantar fervura, coloque os camarões e cozinhe por 1 a 2 minutos.