São Paulo
O período é marcado como um fato histórico, pois representa a primeira vez que uma mulher assumiu a Presidência da República no Brasil. Dilma reelegeu-se em 2014. Seu segundo mandato foi marcado por uma grave crise econômica e política no país, com o PIB per capita encolhendo mais de 9% entre 2014 e 2016.
Em 31 de agosto de 2016, Dilma Rousseff perdeu o cargo de Presidente da República após três meses de tramitação do processo iniciado no Senado, que culminou com uma votação em plenário resultando em 61 votos a favor e 20 contra o impedimento.
Itamar Franco (1992 – 1995): assumiu o cargo em razão de o titular (Fernando Collor) ter renunciado para evitar um processo de impeachment. Michel Temer (2016 – 2019): assumiu o cargo em virtude do impeachment da titular (Dilma Rousseff).
Brasília
Baleia Rossi
Fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor do Movimento Democrático Brasileiro, legenda de oposição à Ditadura Militar brasileira. É o partido também com maior número de prefeitos e vereadores, além de ter a maior representação no Senado Federal.
15 de janeiro de 1980, Praça dos Três Poderes, Brasília, Distrito Federal, Brasil
Dentre os nomes que chegaram ao Congresso Nacional pelo partido em 1966 podemos citar o senador Mário Martins (ligado a Carlos Lacerda) e os deputados Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Mário Covas, Franco Montoro e Amaral Peixoto. O primeiro presidente do MDB foi o senador acreano Oscar Passos.
O bipartidarismo gerou, no Brasil, de 1966 a 1979, duas correntes políticas, a situacionista formada pela ARENA e a corrente oposicionista formada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A ARENA era chamada de "A situação" e o MDB de "A oposição".
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...
Centro-esquerda é um termo político utilizado para descrever indivíduos, partidos políticos ou organizações que se encontram entre o centro e a esquerda no espectro ideológico, dentro do conceito da existência de uma Esquerda e Direita (política), com foco na promoção da justiça social dentro do establishment.
Na política do Brasil, centrão refere-se a um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas.
O viés político é um viés ou um tendência percebida que envolve a inclinação e a alteração de informações para fazer uma posição política ou candidatos políticos parecerem mais atraentes.
Primeiro, um conservador crê que existe uma ordem moral duradoura. Segundo, o conservador adere ao costume, à convenção e à continuidade. Terceiro, os conservadores acreditam no que se poderia chamar de princípio do preestabelecimento. Quarto, os conservadores são guiados pelo princípio da prudência.