A capacidade de reação a estímulos externos, conhecida como velocidade de reação motora ou tempo de reação (TR), é o intervalo de tempo entre o momento da apresentação do sinal externo e o início da resposta muscular apropriada(5), sendo essencial para competidores de judô.
A troca de velocidade precisão é a tendência dos indivíduos de substituir precisão por velocidade, ou vice-versa, em seus movimentos, dependendo das exigências da tarefa.
Em física, o movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. ... O movimento absoluto não possui significado. A ciência que estuda o movimento é a mecânica, a qual se divide em duas partes: cinemática e dinâmica.
A lei de Fitts usa-se para modelar o ato de apontar, tanto no mundo real, por exemplo com uma mão ou dedo, como nos ordenadores, por exemplo com um mouse. Foi publicada por Paul Fitts em 1954.
Exemplos Básicos: Locomotoras (correr e saltar), as Estabilizadoras (equilibrar e rolar) e as Manipuladoras (arremessar, receber, chutar, rebater e quicar).
Resposta. Resposta: As capacidades coordenativas se exploradas e trabalhadas convenientemente permitem processar informação de forma mais complexa e especializada melhorando o reportório motor, permitindo uma resposta mais rápida e com um menor dispêndio energético.
Dessa forma, a excelência das capacidades físicas estão relaciondas diretamente com uma qualidade de vida, uma vez que o individuo irá desenvolver um corpo saudável, por conta do desenvolvimento motor adaptado, um estilo de vida condizente com a longevidade.
Hirtz (1986), define as capacidades coordenativas como uma classe das capacidades motoras que em conjunto com as capacidades condicionais e as habilidades motoras, permitem retirar rendimento do corpo, e que são determinadas na sua essência através de processos de condução nervosa.
Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser compreendidas como componentes do rendimento físico, são elas que nós utilizamos para realizar os mais diversos movimentos durante a nossa vida. ... São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade,Agilidade e Velocidade.
Capacidades condicionais são desempenhadas através de valências, gerando energia, funções metabólicas e desenvolvimento muscular. Seriam capacidades condicionais: resistência; força; velocidade e flexibilidade.
Força, resistência, flexibilidade e velocidade são capacidades condicionais. Quando se realiza uma atividade física, uma capacidade é executada. Essas capacidades são inatas, mas podem ser melhoradas através de adaptação física e treinamento.
São em um total de cinco: Resistência, Força, Flexibilidade, Agilidade e Velocidade.
As capacidades motoras dividem-se em dois grandes grupos: As capacidades condicionais – relacionam-se com o aspeto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção e transformação de energia e da fadiga. As capacidades coordenativas – relacionam-se com o aspeto qualitativo do movimento.