História da doença atual (HDA): registro da doença, sintomas, quando começou, se a doença evoluiu. História médica pregressa ou História patológica pregressa (HMP ou HPP): Adquire-se informações sobre toda a história médica do paciente, mesmo das condições que não estejam relacionadas com a doença atual.
A queixa principal deve ser anotada da forma como o paciente falou, ou seja, você não usa termos técnicos, deve ser ESCRITA COM AS PALAVRAS DELE. Tendo encontrado a queixa principal, passamos para a História da Doenças Atual (HDA).
Histórico de doença atual (HDA): Depois de anotar a queixa principal do paciente, este é o momento de registrá-la usando os termos técnicos da sua área, pois o histórico de doença atual (HDA) é a parte mais importante da sua anamnese.
O interrogatório de pacientes (anamnese) é um método adotado desde a Grécia Clássica; tal prática já visava naquela ocasião, aliviar o sofrimento das pessoas enfermas. Mas, foi apenas no último século, que a anamnese e o exame físico, nos moldes que conhecemos, foram recomendados com interesse diagnóstico.
A Clínica Médica, tal como a conceituamos hoje, nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.