Devido à sua composição, o óleo de avestruz possui vários benefícios, sendo os principais:
O Óleo de Avestruz Amazon Struthio é fonte de ácidos graxos. Ele pode ser consumido como suplemento ou usado na preparação de alimentos. Extraído da banha do avestruz, o produto age como substituto do óleo de cozinha tradicional. Seu valor nutricional é elevado em ômegas 3, 6, 7 e 9.
Dica da nutricionista: A banha de porco pode fazer parte de qualquer receita, tornando qualquer refogado, assado, caldo, fritura, sopa ou molho ainda mais saboroso. Para a fritura, sua absorção é mínima e deixa os alimentos sequinhos e crocantes.
O óleo de avestruz pode ser adicionado na alimentação, colocando algumas gotas, já é uma forma de aumentar o consumo de Ômega 3, 6, 7 e 9. Sabendo da importância desses ômegas, coloque em seu dia a dia sua dose diária de saúde e bem estar.
O ômega 3 é um tipo de gordura boa que tem potente ação anti-inflamatória e que, por isso, pode ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia ou prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, além de melhorar a memória e a disposição.
Embora não seja o óleo vegetal para tratamento facial que EU mais uso, o óleo de jojoba entra aqui em primeiro lugar por conta da sua versatilidade. O óleo de jojoba é muito bem aceito por todos os tipos de pele, sendo especialmente benéfico para quem possui peles oleosas e acneicas.
O óleo de coco pode ser usado como hidratante no rosto e no corpo. Para quem sofre de pele ressecada, o óleo de coco é um perfeito aliado para ser usado no corpo e no rosto, já que mantém a região e sem obstruir os poros.
Para esse fim, use uma colher de óleo de gergelim assim que acordar de manhã. Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias. Suas propriedades antioxidantes ajudarão a pele a combater o envelhecimento, dando-lhe nova elasticidade e luminosidade.
A primeira grande vantagem do óleo de gergelim é que, ao contrário do azeite de oliva, ele pode ser aquecido sem sofrer oxidação e liberar toxinas, ou seja, podemos cozinhar com ele sem medo de trocar os benefícios do óleo por malefícios.
Aplique o óleo no couro cabeludo, massageando por 5 minutos. Espalhe a sobra pelos cabelos, massageando da raiz em direção aos fios por 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos; se desejar, pode enrolar o cabelo e colocar uma touca. Depois lave os cabelos normalmente, com shampoo duas vezes e o condicionador.
O óleo de gergelim é utilizado em tratamentos para estimular o crescimento dos cabelos. As massagens com o óleo estimula a circulação no couro cabeludo. É altamente nutritivo, curativo e lubrificante. Por ser rico em nutrientes e antioxidantes, ajuda no fortalecimento dos cabelos.
Benefícios do gergelim
Como as sementes de linho são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais, o uso regular do óleo de linhaça promove o crescimento do cabelo e impede a queda excessiva. Também ajuda a eliminar a caspa e a descamação do couro cabeludo. Para alcançar esses benefícios, entretanto, é recomendo o consumo de cápsulas.
Além de diminuir a absorção de carboidratos, o que resulta em diminuição do apetite e aumento da saciedade, o gergelim contribui para uma melhor digestão, trazendo sensação de conforto ao organismo. Para auxiliar no processo de emagrecimento, pode-se acrescentar uma colher de sopa de gergelim em um copo de iogurte.
Indica-se o consumo de gergelim por meio de sua forma integral e triturada, adicionada a molhos, sucos e saladas. Apesar da recomendação, é possível substituir por alimentos que contenham a semente, como pães e bolachas. Alternativa para quem não é fã do alimento, é utilizá-lo na versão em óleo, em sopas e caldos.
O óleo de gergelim refinado, que é mais processado, tem um sabor neutro e é melhor para fritar. O óleo de gergelim torrado tem uma cor marrom profunda e sabor delicado, que o torna mais adequado para molhos e marinadas.
De acordo com Talitta, o gergelim pode ser consumido em cima de saladas, frutas, em sucos. “Pode-se ainda adicioná-lo em preparações como carnes, massas”, diz. A recomendação da nutricionista é consumir duas colheres (de sopa) ao dia.