B)para curso de Técnico em Transações Imobiliárias “presencial”na Diretoria de Ensino da jurisdição a que pertence a escola; C)para curso Superior Sequencial e Tecnológico de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários “a distância ou presencial” pelo link Ministério de Educação e Cultura.
A taxa de solicitação da carteira de estagiário deve ser paga ao CRECI SP e o valor atual cobrado é de R$297,00. Após a conclusão do curso TTI e emissão do certificado, o profissional pode solicitar o seu registro no CRECI. Opagamento é anual e o valor da anuidade é de R$600,00.
Tirar o CRECI Jurídico é a garantia de que uma imobiliária atua em consonância com o mercado e de que pode ser periodicamente fiscalizada pelo CRECI. A empresa que atua sem a documentação pode ter suas atividades encerradas, e os sócios podem responder judicialmente.
Requisitos. Os primeiros passos para quem deseja ser corretor de imóveis é ser maior de idade, ter concluído o ensino médio e ingressar em um curso Técnico de Transações Imobiliárias. O TTI é o curso profissionalizante que forma o corretor.
Na prática, o corretor pode captar, avaliar, vender, comprar e alugar imóveis, cuidar de carteiras imobiliárias, administrar condomínios, providenciar a documentação necessária para as transações imobiliárias.
O que faz um corretor de imóveis autônomo? O trabalho não difere daquele do corretor de imóveis que trabalha em uma imobiliária. De forma resumida, esse profissional intermedeia a compra e venda, permuta, administração e locação de imóveis (residenciais ou comerciais, urbanos ou rurais, apartamentos ou edifícios).